Na tarde desta quarta-feira (28), a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, e a assessoria da Confederação estiveram em reunião com a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde. O principal objetivo do momento foi apresentar a Estação de Processamento de Plantas Medicinais, elaborado em parceira com a Fiocruz, que é resultado do Programa Intersetorial de Bioeconomia das Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar.
“A reunião foi realizada na perspectiva de solicitar a contribuição do Conselho na articulação de agendas com ministérios, entidades e outros órgãos, no fortalecimento das negociações, na ampliação de recursos e, consequentemente, implementação do projeto”, explica a secretária Edjane Rodrigues.
A partir da reunião, foi estabelecido que o Conselho Nacional de Saúde pautará colegiados internos, como as Comissões Intersetoriais de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica – CICTAF, de Políticas de Promoção da Equidade – CIPPE e de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CIPPISPICS, com a possibilidade de ser realizado um seminário onde a CONTAG apresentará o programa.
ESTAÇÃO DE PROCESSAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS
O sistema contribui com o incremento das cadeias produtivas de plantas medicinas, por meio de sistemas agroflorestais agroecológicas. A partir da estação é esperado o desenvolvimento da bioeconomia e assistência farmacêutica, fomento da conservação da sociobiodiversidade e qualificação de agricultores e agricultoras familiares para o cultivo e o processamento.
O objetivo é promover restauração de ecossistemas, gerar trabalho, emprego e renda, inserir a agricultura familiar nos mercados, promover atenção à saúde e fortalecimento do SUS, para desenvolver territórios saudáveis, sustentáveis e solidários.
Informações: CONTAG.