Chapa da CTB vence eleição no Sindaen de Maringá

No último dia 09 de dezembro, os trabalhadores da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) comparecem em peso às urnas para eleger a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Água, Esgoto e Saneamento de Maringá (Sindaen). Participaram do pleito duas chapas: a  1, apoiada pela CTB, que consagrou-se vitoriosa; e a chapa 2, de oposição, formada por militantes da CUT.

Reconhecimento

Foram coletados 572 votos, em 17 urnas que rodaram em cerca de cem cidades. A chapa 1, comandada pelo atual presidente da entidade Césio Cezario obteve 295 votos, contra 277 da chapa, encabeçada por vera pedroso.

Para Zenir Teixeira, da CTB Paraná, o resultado representou uma grande vitória, tanto para a CTB, como para os trabalhadores que ratificaram o trabalho da atual direção do sindicato. “É o primeiro embate que temos no Estado e representou uma grande conquista. O Sindaen é um sindicato estratégico. Ligado á uma grande estatal ligada ao saneamento. O resultado mostrou que estamos no caminho certo”.

Golpe frustrado

O pleito ocorreria em 12 de novembro, mas foi suspenso pela justiça a pedido do Ministério Público, que recebera denúncia da chapa de oposição sobre possíveis irregularidades no processo. Mas verificando os autos, a justiça se certificou de que estava tudo correto e por isso marcou nova eleição. “Quando o MP percebeu o equívoco, que a chapa de oposição o conduziu ao erro, ele voltou atrás. Nos chamou para uma audiência de conciliação e marcou a nova data da eleição, que transcorreu de forma democrática e transparente acompanhada pelos sindicatos e pelo MP”.

O Sindaen foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembleia da categoria, para ser o sindicato especifico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná. Atualmente representa os trabalhadores da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e possuiu cerca de 1.300 trabalhadores e trabalhadras filiados, dos 2.000 que estão na base.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.