Sintaema se reúne com Sabesp para esclarecer questões sobre a transição

Foto: divulgação.

Com o intuito de acompanhar de perto a fase de transição da Sabesp até a chegada da nova gestão, com a Equatorial fazendo parte do grupo de acionistas, e entender como isso afetará os trabalhadores e trabalhadoras, a direção do Sintaema – junto com membros do Fórum das Entidades – se reuniu, nesta quarta (20), com representantes da CH da Sabesp.

A CH informou que esta em curso a escolha dos representantes do Conselho de Administração da Sabesp, três dos acionistas minoritários, três do parceiro preferencial ( Equatorial) e três do governo.

Algumas mudanças que já estão acontecendo:

Não terá mais concursos, a CH indicou que para a nova gestão da Sabesp não há necessidade de concurso público para contratação de funcionários.

“Essa posição deixa claro o descompromisso que esse governo e a Equatorial tem com a Sabesp, a categoria e a população. E mais, a CH ainda indicou que agora a Sabesp não tem mais obrigação de realizar licitação para contratar serviços e empresas, ou seja, será a farra da terceirização”, criticou o Sintaema.

Aposentadoria e PCSs

Agora o trabalhador que solicitar a aposentadoria não terá seu contrato rompido e, se a empresa demitir, terá que pagar a multa do FGTS.

No caso do Plano de Cargos e Salários, a Sabesp informou que a empresa contratou um estudo para implementação de um novo plano de cargos e salários que será entregue entre setembro/outubro. “Iremos acompanhar e já pedimos acesso a esse estudo antes de sua implementação”, informou a direção

A CH também informou que não tem previsão de um novo PDI (Plano de Demissão Incentivada). E sobre plano de saúde fomos informados de que há um estudo sendo feito.

Tanto no plano de cargos como no plano de saúde, o Sintaema solicitou o acompanhamento antes das implantações desses planos.

“O processo de privatização vem junto com muitas incertezas para os trabalhadores e trabalhadoras. Frente a isso, sabemos que só com a nossa organização e união teremos mais força para enfrentar as adversidades e garantir que nem Tarcísio e nem Equatorial destruam nossa cesta de direitos”, reforçou a direção do Sindicato.

Informações: Sintaema.