Bancários da Bahia e Sergipe vão intensificar a mobilização da campanha

Foto: Feebbase.

Os bancários da Bahia e Sergipe realizaram uma grande plenária virtual na noite desta quinta-feira (22/8), para debater os rumos da campanha nacional 2024. Foram mais de 800 participantes simultâneos na sala, que contou com os informes sobre a negociação na mesa geral com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também nas mesas específicas dos bancos públicos.

Ao final, a plenária aprovou, por ampla maioria, que a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe envie documento ao Comando Nacional dos Bancários, solicitando que oriente os sindicatos de todo o país a convocarem assembleias no início da semana, para discutir o estado de greve e na próxima quinta-feira (29), para decretar greve nacional da categoria, caso não tenha avanços nas propostas, respeitando o processo de negociação em curso e todos os trâmites legais.

Os bancários aprovaram ainda a realização de uma mobilização no Banco do Brasil, na próxima segunda-feira (26), em defesa dos caixas. A sugestão é que os sindicatos se articulem para promover a doação de sangue durante as manifestações.

Mobilização total

Outro ponto de convergência entre os participantes foi a importância da intensificação das atividades da campanha nacional 2024, com reforço das manifestações nas agências para manter os trabalhadores mobilizados, para arrancar uma proposta justa de reajuste dos bancos.

Após nove rodadas de negociação, a Fenaban apresentou nesta quarta-feira (21), a proposta de reajuste abaixo da inflação, de 85% do INPC, o que resultaria em perda de 0,57% na remuneração das bancárias e bancários. Os bancos já tinham tentado também atacar outros itens da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como a participação nos lucros e resultados (PLR), direitos garantidos aos trabalhadores afastados pelo INSS por motivo de doença e vales-alimentação e refeição.

A proposta foi prontamente rejeitada na mesa pelo Comando Nacional dos Bancários, que refirmou que os trabalhadores não vão aceitar perda de salários e nem de direitos.

Uma nova rodada de negociação está marcada para a próxima terça-feira (27) e vão continuar até o dia 30. Até lá, a expectativa é que os bancos apresentem uma proposta que contemple as demandas da categoria.

Informações: Feebbase.