Votem pela criação de um Plano de Mitigação às Mudanças Climáticas específico para a agricultura familiar

Foto: CONTAG.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu, nesta terça e quarta-feira, (20 e 21 de agosto), a oficina de construção do Plano Setorial de Adaptação à Mudança Climática da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM), integrado por 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.

Desde o início do ano, a CONTAG tem pautado o governo, através do 24° Grito da Terra Brasil, sobre a necessidade de um olhar diferenciado para a agricultura familiar, considerando a maior vulnerabilidade e sua contribuição na mitigação às mudanças climáticas. Atendendo uma das demandas da CONTAG, o MDA requereu junto ao CIM a elaboração do plano específico para ADAPTAÇÃO da Agricultura Familiar às mudanças climáticas. A primeira atividade realizada para a construção do plano contou com a participação de representantes de diversas Secretarias do MDA, Incra, Embrapa, MMA, ONGs e organizações da sociedade civil. Durante a oficina foram identificadas as vulnerabilidades para adaptação à mudança do clima, indicadas soluções, mas também foi reforçada a contribuição da agricultura familiar na mitigação às mudanças do clima.  Com sua biodiversidade nos sistemas de produção tradicionais de alimentos, em especial os sistemas agroecológicos e florestais, ela protege o ambiente e fixa muita matéria orgânica concentrando carbono da atmosfera e minimizando as mudanças climáticas.

A partir disso, os participantes entenderam que também é estratégica a construção de um plano de MITIGAÇÃO específico para a agricultura familiar, pois isso deve garantir os investimentos para proteção e desenvolvimento da agricultura familiar pelos próximos 10 anos, período em que o Brasil deve assumir compromissos mais robustos de redução de emissões dos gases do efeito estufa.

Em função disso, as entidades participantes da oficina criaram uma nova proposta na plataforma Brasil Participativo cobrando a necessidade da criação de um plano de mitigação específico para a agricultura familiar. A plataforma deve considerar as 10 propostas mais votadas até do dia 26 de agosto.

Por isso, não perca tempo. VOTE AQUI!

A Agricultura Familiar (Lei Nº 11.326) é a mais vulnerável, mas é também a que mais ajuda a enfrentar as mudanças do clima. Com sua biodiversidade em seus sistemas de produção de alimentos, em especial nos sistemas agroecológicos e agroflorestais, ela protege o ambiente e fixa muita matéria orgânica, concentrando o carbono da atmosfera minimizando as mudanças climáticas. Um plano de MITIGAÇÃO específico é crucial para garantir políticas públicas que protejam e desenvolvam esse tipo de agricultura.

Informações: CONTAG.