CTB e Fundacentro reforçam compromisso com a segurança no trabalho e ampliação da participação social

Foto: divulgação.

Nesta quarta-feira (07), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se reuniu com representantes da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em uma importante troca de ideias que visou estreitar laços e aprofundar a cooperação entre as duas entidades. A reunião contou com a presença do secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, e do dirigente e membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente  (CTPP), Luis Pinhé. Do lado da Fundacentro, participaram o diretor da Diretoria de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini, e o presidente José Clovis.

O encontro teve como principal objetivo discutir a ampliação da participação social nas discussões entre governo, trabalhadores e empregadores. Ronaldo Leite destacou a importância de fortalecer essa participação, ressaltando que um debate mais inclusivo pode levar a melhorias significativas na saúde e segurança no trabalho. Leite enfatizou a necessidade de uma maior representatividade das centrais sindicais no Conselho Curador da Fundacentro, o que permitiria uma ampliação e aprofundamento das discussões sociais relevantes para o setor.

Além de abordar a participação social, a reunião também discutiu questões específicas relacionadas à saúde e segurança no trabalho, com destaque para o debate sobre os riscos associados ao benzeno, entre outros tópicos críticos.

O presidente José Clovis demonstrou receptividade e apoio às propostas apresentadas pela CTB, destacando a importância de uma participação social ativa para o desenvolvimento de políticas eficazes e a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e justo.

Este encontro reforça o compromisso das duas entidades em trabalhar juntas para promover melhorias na segurança no trabalho e assegurar que a voz dos trabalhadores seja efetivamente ouvida e considerada nas decisões que afetam suas condições de trabalho.