6 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais de Educação

Foto: Getty Images.

Em 6 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, uma ocasião para valorizar o papel essencial dos professores, gestores e demais trabalhadores da área na formação de cidadãos. Neste dia, A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), destacam o valor desses profissionais, cuja dedicação e compromisso moldam o futuro do país.

Arielma Galvão, Secretária Adjunta de Políticas Educacionais, ressaltou a importância desta data. “É um dia de resistência e luta pelos direitos da classe trabalhadora. É um momento para reivindicar melhores condições de trabalho, valorização dos planos de carreira e a construção do plano de carreira unificado. Também é um dia para lutar pela implementação de um Plano Nacional de Educação que reflita as discussões realizadas nas conferências e as vozes dos trabalhadores e trabalhadoras que participaram dessas conferências, buscando mais direitos.”

Além disso, a discussão sobre o novo ensino médio é uma prioridade, visando encontrar um modelo que verdadeiramente promova uma educação transformadora e impactante na vida das pessoas. Arielma Galvão reafirmou o compromisso da CTB com a defesa dos direitos dos profissionais da educação, destacando a necessidade de mais valorização e dignidade para a profissão. “Defendemos melhores condições de trabalho, planos de carreira, formação permanente em serviço, um plano unificado e uma educação de qualidade para o nosso povo. A luta continua, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil participa dessa batalha, acompanhando o Plano Nacional de Educação e os temas relevantes dessa fase de luta, como o pacto nacional pela alfabetização e a política nacional de alfabetização. Estamos também discutindo o novo ensino médio, buscando um modelo que realmente reflita uma educação transformadora para a vida das pessoas. Neste dia, reafirmamos nossas bandeiras de luta e continuaremos defendendo os direitos dos profissionais da educação, buscando mais valorização e dignidade para nossa profissão”, finalizou.

Neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação, a luta por melhores condições e maior reconhecimento continua, refletindo a determinação de transformar a educação e garantir um futuro melhor para todos.