APLB de Feira empodera mulheres negras com I Mostra Cultural do Julho das Pretas

Foto: divulgação.

Uma noite de fortalecimento e empoderamento das mulheres negras. Assim, foi a I Mostra Cultural do Julho das Pretas, realizada pela diretoria da APLB Feira. O ato aconteceu na noite do dia 31, na sede do Sindicato, e teve como um dos objetivos discutir a superação das desigualdades de gênero e de raça, colocando a mulher negra na centralidade do debate.

O evento teve a mesa que debateu “A mulher negra e seus atravessamentos na contemporaneidade”, com a diretora da APLB-Sindicato e dirigente da CTB Bahia, professora Arielma Galvão, e a professora da Rede Municipal, Delma Pereira. O debate foi mediado pela diretora da APLB, professora Jussara Pinho. A história de cada uma dessas mulheres negras  mostrou que o conhecimento de sua ancestralidade segue sendo um afrontamento e um ato de resistência pelo bem viver.

A Mostra teve ainda shows musicais de Ytxetxaha, indígena do povo Pataxó da Aldeia Arueira, e da artista Pandora Ophylia. Além da apresentação do Grupo de Capoeira Arte Brasileira (GCAB), de Feira de Santana e que transforma a vida de crianças e adolescentes da comunidade do bairro Gabriela.

Desenvolvedora de sistemas, Andressa Borges apresentou seu jogo MWANZO, primeiro jogo feirense que tem como objetivo mostrar “A riqueza das filosofias africanas”. A professora da Rede Municipal, Gleice Melo, apresentou sua pesquisa de Mestrado “Escrevivências de professoras negras: caminhos insurgentes para as questões étnico-raciais na escola”. O estudo faz o ato de colocar em palavras escritas o enfrentamento cotidiano para narrar outras formas de ser e existir nesse mundo.

O encontro foi conduzido pela diretora da APLB Feira, professora Laizza Carvalho, que também apresentou seus textos e poesias reverenciando a luta das mulheres negras.

Fonte: APLB Feira