Metalúrgicos de Caxias conquistam aumento real e ampliam direitos

É o quarto ano seguido em que a negociação conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos garante reajuste salarial acima da inflação

A campanha salarial dos metalúrgicos de Caxias de Sul terminou no último sábado (20) com uma série de conquistas. Em assembleia na sede do Sindicato, os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, uma proposta que contempla aumento real nos salários, além de mais direitos.

O reajuste salarial chegará a 4%. Como a data-base da categoria é 1º de junho, o aumento será retroativo. É o quarto ano seguido em que a negociação conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos garante aumento acima da inflação.

Duas reivindicações históricas do Sindicato foram conquistadas nessa campanha: a ampliação do auxílio-creche e uma taxa menor no vale-transporte. A entidade patronal também assinou um documento que reconhece a diretoria do sindicato nas empresas, o que inibe práticas antissindicais.

“É um acordo histórico para a categoria metalúrgica”, afirmou, na assembleia, Assis Melo, presidente do Sindicato. Ele lembrou que os avanços no auxílio creche e na redução do vale-transporte já estavam na pauta de 2023. A luta permanente e a pressão do movimento sindical, apoiado pelos trabalhadores, foram decisivas para alcançar esses resultados.

De acordo com o Sindicato, o auxílio-creche deve ser visto como um direito não apenas das mães metalúrgicas – mas, sobretudo, da criança. Por isso, pais metalúrgicos com até 5 anos de idade passam a ter o direito ao auxílio-creche. Como a categoria metalúrgica é majoritariamente masculina, essa vitória em Caxias tem potencial para impactar outras bases.

Com relação ao vale-transporte, a lei autoriza a empresa a descontar 6% do salário fixo do trabalhador para arcar com os custos do benefício. Até este ano, os metalúrgicos de Caxias já tinham um desconto menor, de 3,5%, graças à atuação do Sindicato. Agora, no novo acordo, o desconto foi reduzido para apenas 1,5% a partir de julho.

Informações: Fitmetal.