Homenagem à Rosa de Souza, presidenta da CTB-BA valoriza força da mulher no sindicalismo

Foto: CTB-BA.

A CTB e o movimento sindical tiveram seu reconhecimento na homenagem à presidenta Rosa de Souza, realizada pelo Fórum Nacional de Mulheres Negras na Bahia. O ato aconteceu neste sábado (27), no Armazém do Campo, espaço do MST no Pelourinho. A cerimônia fez parte das comemorações do 25 de Julho, que celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

“Prestigiamos várias mulheres pelo papel que jogam na sociedade, ajudando a luta das mulheres, especialmente da população negra. É um ato importante do movimento de mulheres negras para celebrar suas protagonistas na história da humanidade. Homenageamos Rosa pelos seus serviços prestados à militância, à luta e ao desenvolvimento das mulheres negras”, disse Ubiraci Matildes, ex-dirigente sindical do Sindsaúde Bahia e integrante do Fórum no estado.

Emocionada, Rosa agradeceu e destacou a importância do seu pai, Washington de Souza, e sua mãe, Maria Lourdes de Souza. “Eles sempre foram exemplo para nossa família. Minha mãe era observadora e firme na condução da família, uma vez que meu pai atuava. Ele liderou várias lutas e ajudou diversas categorias a se organizarem, nos estimulando. Fico feliz em receber essa homenagem de Ubiraci, uma referência quando atuava no Sindsaúde e no movimento de mulheres. Parabéns ao Fórum pelo trabalho que realiza. A CTB está firme contra o racismo e o machismo, ao lado das trabalhadoras e das mulheres negras”, enfatizou.

Dirigente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade recebeu a honraria representando a deputada estadual Olívia Santana. “É muito importante vermos iniciativas como essa para valorizar a luta das mulheres negras na sociedade. Temos que combater cotidianamente o racismo e o machismo, que impedem as mulheres negras de terem uma vida mais digna. É gratificante representar uma parlamentar como Olívia Santana, por sua trajetória vitoriosa e sempre ao lado das pessoas que mais precisam”, destacou.

Entre as outras homenageadas estava a secretária Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial), representada por sua assessora Lara Carina; Professora Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia; e Sirlene Assis, ex-ouvidora da Defensoria Pública da Bahia. Marcaram presença, também, o secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Jerônimo Silva Jr., e a dirigente da APLB-Sindicato, Marilene Betros.