No II Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste, realizado em Salvador, dirigentes do Sindsaúde Bahia levaram propostas classistas para o debate, como a valorização dos profissionais do setor e o fortalecimento do SUS. Participaram a presidenta Ivanilda Brito; a vice-presidenta, Tereza Deiró; a secretária-geral, Ana Carina Dunham; e a diretora licenciada, Aladilce Souza.
Realizado pela primeira vez na capital baiana, o evento aconteceu de segunda-feira (22) até quarta-feira (24), com a presença de secretários municipais e estaduais de saúde, presidentes de conselhos, secretários executivos e conselheiros de saúde do Nordeste.
Ivanilda Brito ficou na mesa que tratou sobre a educação em saúde e o fortalecimento do controle social no SUS. “O Sindsaúde tem sido um pilar na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pelo fortalecimento do SUS. A educação em saúde é uma ferramenta crucial para um sistema de saúde eficiente e justo”, afirmou.
DEBATE E HOMENAGENS
O Fórum debateu a formação de trabalhadores para enfrentar doenças negligenciadas e apoiar populações vulnerabilizadas; o panorama vacinal no Brasil, no Nordeste e na Bahia; a epidemia de Zika; emergências climáticas e endêmicas; e o papel estratégico dos Conselhos de Saúde no fortalecimento do SUS e as contribuições destes para a educação permanente.
Durante o encontro, houve uma linda e justa homenagem à diretora licenciada Aladilce de Souza, por ter sido a primeira mulher trabalhadora em saúde atuando como membro do Conselho Estadual de Saúde. O Sindicato também foi homenageado, como uma das primeiras entidades sindicais representantes de trabalhadores em saúde a participar do CES, e pelo papel desempenhado no conselho durante anos.
com informações do Sindsaúde Bahia