Concurso do BNDES abre inscrições nesta sexta-feira

O edital do concurso do BNDES foi lançado nesta segunda-feira (22) – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Reprodução/ND

Após 12 anos sem edital, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebe inscrições para o concurso público 2024 a partir desta sexta-feira (26), às 10h, para o preenchimento de cargos de nível superior, com a oferta inicial de 150 vagas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O prazo final para se inscrever é 19 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio.

A contratação de mais funcionários para o BNDES era uma demanda antiga do movimento sindical, diante da necessidade de mais trabalhadores para desenvolver as atividades da empresa.

Outro avanço importante é que pela primeira vez, um concurso do BNDES será realizado em todas as capitais do país e com cotas de 30% para pessoas negras, além da elevação da cota para pessoas com deficiência de 5% para 15%.

Cargos e salário

As provas acontecerão no dia 13 de outubro. O processo seletivo oferece o cargo de analista com ênfases em administração, análise de sistemas/cibersegurança, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/suporte, arquitetura/urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.

O salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do BNDES é de R$ 20.900, para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.

Além dos direitos previstos em lei, os aprovados terão possibilidade de ascensão de carreira de acordo com o plano de cargos e salários; assistência à saúde; assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio); plano de previdência complementar.

Informações: Federação dos Bancários dos estados da Bahia e Sergipe.