G20 Social: Movimentos Sociais preparam-se para debates no Rio de Janeiro

Foto: CTB.

Na última sexta-feira (19), o secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Carlos Rogério Nunes, participou de uma reunião com movimentos sociais  para  preparar esses grupos para uma participação estratégica no G20 Social, um evento que precede a reunião dos líderes do G20, ambos marcados para acontecer no Rio de Janeiro. O G20 Social está programado para os dias 14 a 16 de novembro, enquanto a cúpula dos líderes do G20 ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, também na capital carioca.

Carlos Rogério destacou a importância desses eventos como uma oportunidade significativa para debater questões cruciais que afetam não apenas o Brasil, mas o mundo como um todo. “Os movimentos sociais foram convocados para fazerem parte do G20 Social, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Rio de Janeiro. Este evento antecede a cúpula dos líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro na mesma cidade. Nossa intenção é promover debates essenciais sobre a fome mundial, a taxação das grandes fortunas e a necessidade de um mundo mais justo, baseado nos direitos dos países colonizados e em sua verdadeira independência. Queremos um mundo onde as pessoas possam viver em paz”, declarou.

Ele enfatizou ainda que a CTB, em seu papel organizacional, visa ampliar os direitos dos trabalhadores em um cenário global marcado pelo alto desemprego e pela concentração de renda. “Essa é a contribuição da CTB para o G20 Social, onde mobilizaremos nossas bases e sindicatos para participar ativamente deste importante evento internacional”, concluiu.

A expectativa agora se volta para a participação efetiva dos movimentos sociais brasileiros nesse encontro global, onde suas vozes serão fundamentais para moldar as discussões sobre os desafios sociais e econômicos que permeiam o cenário internacional contemporâneo.