Celina Arêas fala em nome das mulheres na posse do CNDM

Foto: divulgação.

A secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Celina Arêas, foi escolhida para falar em nome das mulheres da sociedade civil na posse do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), em Brasília.

O CNDM é um órgão consultivo, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que promove, em âmbito nacional, políticas para as mulheres com perspectiva de gênero, com o objetivo de eliminar o preconceito e a discriminação.

“Mantivemos esse conselho funcionando com coragem, sabendo que estávamos ali apenas tentando não deixar que eles tomassem esse conselho, então resistimos bastante. Hoje, estamos aqui comemorando as que começam hoje a assumir essa responsabilidade.
Nossa responsabilidade é muito grande porque, conforme vocês viram, nós mulheres, apesar de sermos maioria da sociedade, somos mais de 53% da população. Infelizmente, não ocupamos o lugar que deveria ser nosso. Então, neste ano de 2024, teremos as eleições municipais. Eu penso que nós, neste conselho, temos o compromisso de que este ano teremos mais mulheres no poder”, Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB.

Nos próximos anos, o CNDM realizará a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Mulher, programada para 2025, e a campanha “Feminicídio Zero”, além de outros projetos.

Também está na pauta do Conselho o acompanhamento dos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional para evitar retrocessos.