Disney brinca de “arrochar salários” e funcionários prometem greve

Foto: divulgando.

A Disneylândia, na Califórnia (EUA), foi brincar de “arrochar” os salários dos seus 14 mil funcionários e enfrentaram um grande protesto. Mostrando que não estão de brincadeira, eles exigem melhores salários e denunciaram pressão da empresa um dia antes da assembleia votar a possibilidade de uma greve.

Os manifestantes estavam vestidos com fantasias de personagens clássicos como o Mickey Mouse e o Pato Donald. Convocados pelos sindicatos. eles seguravam cartazes com os dizeres: “Mickey ia querer um salário justo” ou “Disney, não seja o vilão”.

“Nós merecemos salários justos. “Uma greve é nosso último recurso, o que não queremos. Mas se a Disney não cumprir e não nos der o que precisamos, estaremos prontos. Com salário de US$ 2.800 por mês (pouco mais de R$ 15 mil) não conseguimos nem pagar o aluguel da família”, disse Ginny Cristales, funcionária de 44 anos.

Segundo a Disney, as negociações com os sindicatos acontecem desde abril. Mas, as conversas não tiveram êxito e as entidades acusam a empresa de intimidação. Nesta sexta (19), uma assembleia pode decidir se autoriza ou não uma greve. De acordo com o LA Times, a última greve nos parques da Disneylândia ocorreu em 1984.

com informações do Metro1