Sintracom-BA debate segurança no trabalho em evento do MPT e TRT

Foto: divulgação.

Com o “Seminário Diálogo sobre o Controle de Políticas Públicas e a Jurisdição Trabalhista”, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) reuniram lideranças sindicais para tratar vários temas importantes. O evento foi aberto nesta quinta (18) e prossegue nesta sexta (19), no auditório do TRT-5, em Nazaré (Salvador). Participaram dos debates, o ministro do TST, Alberto Balazeiro; a juíza do Trabalho e vice-coordenadora da Ejud-5, Adriana Manta; e a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador da Sesab, Letícia Nobre.

O presidente do Sintracom-BA, Carlos Silva, participou de um dos painéis e alertou sobre os dados alarmantes de acidentes de trabalho na construção civil do estado. “De janeiro a julho de 2024, foram registrados 24 acidentes, resultando em sete óbitos. Participamos dos Diálogos Diários de Segurança (DDS) nos canteiros de obras, do trabalho de conscientização da categoria para o uso dos EPI’s e EPC’s. Sempre cobramos das empresas o fornecimento dos equipamentos de proteção coletiva, que ajudam a proteger e salvam vidas. Trabalhamos ações para combater os assédios moral e sexual”, pontuou, ressaltando a importância da Convenção Coletiva de Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, que ajuda nas mediações das negociações para manter a CCT, já que não tem mais a ultratividade.

Vereador de Salvador pelo PCdoB e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos falou sobre adoecimento físico e psíquico. O dirigente destacou a importância do trabalho do sindicato na garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, além do papel fundamental da Justiça do Trabalho na fiscalização das leis trabalhistas.

Pela construção civil, estiveram presentes Lúcia Maia, diretora de Imprensa e Comunicação e presidente da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon); Sônia Maria, diretora de Gênero, Raça e Orientação Sexual do Sintracom-BA; Arisandre de Jesus Estrela, diretor de Assuntos Jurídicos; e Antonio Marcos Souza Fernandes, diretor.

com informações do Sintracom