Encontro estadual da CTB-SP reúne lideranças para discutir conjuntura política e desafios futuros

Foto: Lívia Abreu - CTB.

Na manhã desta quinta-feira, a sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em São Paulo foi o palco do Encontro Estadual da CTB-SP. O evento reuniu cetebistas de diversas regiões do estado com o objetivo de atualizar a conjuntura política, preparar os participantes para o próximo ciclo eleitoral e enfrentar desafios relacionados a privatizações e a atuação sindical. A reunião também foi uma oportunidade para debater questões internacionais e fortalecer as ações da CTB no estado.

Pela manhã, a mesa de debates foi composta pelo presidente da CTB-SP, Rene Vicente; a vice-presidente da CTB-SP, Jacira Campelo; o presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos de Luta pela Paz (CEBRAPAZ), José Reinaldo Carvalho; Vitor Pagani, diretor de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); e o presidente da CTB nacional, Adilson Araújo.

Já a mesa da tarde foi composta por Maria Kitamura, presidente do SINPRO Sorocoba que falou sobre a questão da educação; José Faggian, vice-presidente da CTB-SP e presidente do SINTAEMA, que pautou o tema das privatizações em São Paulo; Salatiel Hergel, diretor do SSPMS, que abordou a situação dos servidores públicos; e Luciana Santos, vice-presidente do Sindmetal de Jaguariúna, que discutiu a importância da inclusão no movimento sindical.

Rene Vicente destaca a importância da união na luta pela classe trabalhadora

O presidente da CTB-SP, Rene Vicente, durante o encontro ressaltou a importância do momento para a organização da luta da classe trabalhadora. “O encontro estadual da CTB ocorre em um momento crucial para a organização da luta da classe trabalhadora, visando impulsionar o governo Lula na direção das transformações necessárias para colocar o país no rumo do progresso. Devemos focar no desenvolvimento do trabalho, na valorização e na distribuição de renda. Em outubro, enfrentamos uma batalha eleitoral decisiva para eleger pessoas que estejam alinhadas com os princípios da classe trabalhadora. Este é o principal ponto de organização do encontro estadual”, disse o presidente da CTB-SP.

A vice-presidente da CTB-SP, Jacira Campelo, complementou o discurso de Rene Vicente, destacando a relevância do encontro para enfrentar os desafios enfrentados pelos sindicatos em São Paulo. “O evento tem uma importância significativa, especialmente para os sindicatos do estado de São Paulo, que estão lidando com um massacre do serviço público, incluindo as privatizações nos setores de água e educação. Como membro do sindicato dos servidores municipais, percebo que a conjuntura política afeta diretamente os municípios e que nossas dificuldades são semelhantes às de outros sindicatos. É fundamental fazermos essa análise conjunta com sindicatos de diversos ramos para nos prepararmos melhor e fortalecer a união entre as categorias para enfrentar os desafios”, ressaltou.

Adilson Araújo aborda a batalha da narrativa e a conjuntura internacional

Adilson Araújo, presidente da CTB, também fez uma intervenção importante, discutindo a necessidade de uma maior participação na luta política e o contexto internacional. “É essencial que nos reunamos para enfrentar a dinâmica adversa da luta política. Estamos diante de uma conjuntura difícil, onde a batalha da narrativa se torna central. Devemos compreender melhor essa guerra híbrida e mobilizar nossas forças para a aplicação de leis, como a isonomia salarial entre homens e mulheres. Além disso, precisamos estar atentos ao crescimento dos investimentos militares e à agressão ao povo palestino, bem como às investidas do imperialismo norte-americano. O Brasil tem potencial para se tornar uma potência e deve se apropriar das oportunidades, como a COP 30, para liderar a agenda da economia verde”, destacou Adilson.

José Reinaldo Carvalho falou sobre o papel do BRICS na Nova Ordem Internacional

José Reinaldo Carvalho, presidente do CEBRAPAZ, foi convidado para discutir a conjuntura internacional e o papel do BRICS no cenário global. Em sua fala, ele abordou o fenômeno da multipolaridade e os desafios impostos pelo imperialismo. “O Brasil, sob a liderança do presidente Lula, enfrenta uma correlação de forças desafiadora, com um Congresso Nacional ultrarreacionário e um sistema imperialista global. Entretanto, estamos vivenciando o surgimento de um mundo multipolar, onde potências como a China e a Rússia desempenham papéis significativos. O BRICS, ao reunir países emergentes, representa uma alternativa ao domínio exclusivo dos Estados Unidos e reflete um novo equilíbrio no cenário internacional”, pontuou José Reinaldo.

Aprovação de nota de repúdio ao genocídio do povo palestino pelo governo do Estado de Israel

A direção da CTB São Paulo emitiu uma nota de repúdio ao genocídio em curso contra o povo palestino pelo governo conservador de Israel. Os membros da CTB também reafirmaram seu apoio à causa palestina e ao direito do povo palestino à autodeterminação. Confira na íntegra!

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O GOVERNO DE ISRAEL carta denuncia

Perspectivas futuras

O Encontro Estadual da CTB-SP foi um espaço de reflexão e planejamento estratégico para enfrentar os desafios do cenário político atual e futuro. As discussões abordaram não apenas questões locais, mas também o papel do Brasil no contexto internacional, com ênfase em fortalecer a unidade entre os sindicatos e preparar as lideranças para as próximas batalhas políticas e sociais.