DIA DA LUTA OPERÁRIA: 100 Anos da Revolta Paulista de 1924 e 60 Anos do Golpe Militar de 1964

Foto: divulgação.

O próximo dia 9 de julho de 2024 marcará o DIA DA LUTA OPERÁRIA, um evento que homenageia a luta operária brasileira e seus principais líderes. A data é marcada por dois importantes aniversários: os 100 anos da Revolta Paulista de 1924 e os 60 anos do Golpe Militar de 1964. Esses eventos tiveram um impacto significativo na classe trabalhadora do Brasil, e sua comemoração servirá como um momento de reflexão sobre a luta operária e o fortalecimento do movimento sindical brasileiro.

O Dia da Luta Operária foi criado por lei municipal (nº 16.634/17) em memória da Greve Geral de 1917. Anualmente, é promovido um ato político e homenagens por iniciativa do deputado Donato e das centrais sindicais CTB, Força Sindical, UGT, CUT, CSB, NCST, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. Além disso, participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP e Oboré.

Nesta edição de 2024, seis personalidades que se destacaram em defesa da classe trabalhadora e pelo fortalecimento do movimento sindical brasileiro serão homenageadas: Maria Maeno, Carlos Aparício Clemente, Isabel Peres, Clodesmidt Riani, Valdir Vicente de Barros e Severino Almeida Filho.

Detalhes do Ato

– Data: 9 de julho de 2024 (terça-feira)
– Local: Casarão do Sindicato dos Padeiros de São Paulo (Rua Major Diogo, 285, Bela Vista)
– Hora: a partir das 9 horas

Essa comemoração é um momento importante para refletir sobre a luta operária brasileira e seu impacto na história do país. O evento também servirá como um tributo às personalidades que se dedicaram à defesa dos direitos dos trabalhadores e ao fortalecimento do movimento sindical brasileiro.