Nessa quinta-feira (06), o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CESAS) foi palco para o lançamento da Política Nacional da EJA, que visa superar o analfabetismo no Brasil. A cerimônia contou com a presença de autoridades e movimentos sociais, incluindo o Ministro da Educação, Camilo Santana, a Secretária da Secadi/MEC, Zara Figueiredo, e a filha do educador Paulo Freire, Fátima Fleire. A Secretária Adjunta da CTB, Arielma Galvão, representou a CTB nos eventos.
“O pacto pela alfabetização é uma luta histórica. Nesse momento estamos vivendo e fazendo história pela luta da implementação dessa política. Tivemos o lançamento, mas a CTB que faz parte da Comissão Nacional da Educação de Jovens e Adultos, continuará acompanhando a implementação da política em todo Brasil, nos estados e nos municípios. É preciso reafirmar o compromisso com a política afirmativa que é a política da educação de jovens e adultos em nosso país” – disse Arielma Galvão.
A Política da EJA tem como objetivo principal alcançar os 11,4 milhões de jovens, adultos e idosos não alfabetizados no Brasil, garantindo o direito à Educação e promovendo a inclusão dessas pessoas. A CTB, que faz parte da Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA, destacou a importância da política para o povo brasileiro, especialmente para a classe trabalhadora.
A CTB entende que a EJA deve ser garantida como ação afirmativa na garantia de direitos, contribuindo para a superação do analfabetismo e a inclusão social.
Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA
A Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA se reúne nesta sexta (07), com a apresentação da Pró-Jovem e ações da Comissão.
A CTB considera a EJA uma política fundamental para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população. A entidade continuará a apoiar a política e a lutar por sua implementação eficaz.