Debate sobre a reindustrialização do Brasil começa nesta quarta-feira (05). Participe!

Foto: CTB.

A Fundação Maurício Grabois prepara para os próximos dias 05 e 06 de junho o ciclo de debates “Reindustrialização do Brasil e a estratégia de desenvolvimento sustentável e soberano”. Com transmissão pela TV Grabois, o evento contará com a participação de importantes atores do debate público brasileiro como a ministra Luciana Santos e o professor Luiz Gonzaga Belluzzo. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também participará do debate e será representada pelo presidente, Adilson Araújo.

Presidente da FMG, Walter Sorrentino explica a relevância do Ciclo. “Chamamos atores importantes, as forças da produção, do trabalho e da ciência, tecnologia e inovação. Todos comprometidos com o apoio ao projeto da Nova Indústria Brasil (NIB), absolutamente central para a retomada do desenvolvimento e êxito do governo Lula”, diz Sorrentino.

Sorrentino argumenta que a reindustrialização do país ainda encontra algumas dificuldades. “O que precisamos debater é, principalmente, como enfrentar os muitos obstáculos existentes. Quer dizer, a reindustrialização em novas bases tecnológicas envolve uma luta política de grandes dimensões no país e quanto ao seu lugar no mundo de tremendas disputas. A NIB não é ainda um consenso nacional e não pode ser apenas uma política do governo. Temos uma política monetária e fiscal que limita investimentos. Temos um hiato tecnológico do país para a reindustrialização em novas bases”.

Para Sorrentino, a reindustrialização do país exige uma ampla articulação de forças. “Na experiência que o Brasil já teve, fica claro que é preciso muito foco e capacidade de realização executiva do governo na condução do projeto. É o que vamos pôr em questão no debate: como abrir e alargar caminhos, somar forças? As entidades da sociedade civil, os Poderes da República, as forças sociais organizadas do país precisam responder a isso”, salienta o presidente da FMG.

Confira abaixo:

Mesa 1 – Reindustrializar o Brasil: Inovação, tecnologia, soberania e sustentabilidade

05/06, Quarta-feira, 18:30 às 21:00

• Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB)
  • Luiz Gonzaga Belluzzo (Professor titular do Instituto de Economia da Unicamp)
  • Fabricio Silveira (CNI)
  • Pedro Celestino (Ex-presidente do Clube de Engenharia)
  • Alexandre Navarro (Fundação João Mangabeira)

Mesa 2 – Reindustrializar o Brasil: desafios e oportunidades para a criação de empregos de qualidade

06/06, Quinta-feira, 18:30 às 21:00

• Adilson Araujo (Presidente da CTB)
  • João Guilherme Vargas (Consultor sindical)
  • João Carlos Juruna (Força Sindical)
  • Ariovaldo de Camargo (CUT)
Informações: Fundação Maurício Grabois.