CTB e Cebrapaz realizam seminário sobre o Neocolonialismo na África

Foto: CTB.

No último dia 29 de maio, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em parceria o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) São Paulo, realizou um importante debate sobre o neocolonialismo na África. O evento contou com a presença destacada de Lucas Gissoni, Mestre em Economia Política Mundial pela UFABC, doutorando e professor de História da África e Paris Yeros, professsor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Doutor em Relações Internacionais, que trouxe à mesa uma análise perspicaz da atual fase desse fenômeno na região.

O debate se tornou ainda mais relevante ao considerarmos que a África foi um dos últimos continentes a conquistar sua independência em relação às potências colonizadoras. Essa história complexa e frequentemente dolorosa continua a moldar as realidades políticas, econômicas e sociais do continente, e entender suas ramificações é essencial para promover uma verdadeira justiça global.

“Muito importante abordarmos o neocolonialismo na África, justo lá, onde foi um dos últimos a se tornarem independentes em relação aos países colonizadores. Nós da CTB estamos apoiamos esse debate que contou com a presença maciça das Ctb’s estaduais”,, disse Carlos Rogério, Secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB.

Além do apoio da CTB nacional, o debate contou com a presença e participação ativa das CTBs estaduais, demonstrando a importância e o alcance desse diálogo em toda a rede da CTB.

Em um momento em que o neocolonialismo continua a moldar as relações globais e a perpetuar desigualdades profundas. A CTB permanece comprometida em ser uma voz ativa nesses debates cruciais e em trabalhar em prol de um futuro verdadeiramente emancipador para todos os povos do mundo.