CTB promove seminário sobre reindustrialização em 11 de junho

Foto: CTB.

No dia 11 de junho, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizará o seminário: Nova Política Industrial a Serviço do Desenvolvimento do Brasil, de forma presencial na Casa da Classe Trabalhadora localizada na rua Cardoso de Almeida 1843, Bairro Sumaré – São Paulo-SP e On-line, das 16h às 18h. O evento reunirá representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal).

O encontro tem por objetivo debater os desafios de uma Nova Política Industrial a serviço de uma estratégia nacional de desenvolvimento. Trata-de da Nova Industria Brasil (NIB), programa lançado pelo Governo Federal em 21 de janeiro deste ano.

O Brasil avança na direção da denominada neoindustrialização com o lançamento da Nova Indústria Brasil (NIB). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) apresentou a política industrial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando sua importância para o curso do desenvolvimento nacional até 2033.

Com foco na sustentabilidade e inovação foi apresentado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o plano de ação 2024 a 2026. Para esse período, a NIB prevê investimentos iniciais de R$ 300 bilhões para o financiamento do setor.

Somam ainda mais R$ 106 bilhões anunciados na primeira reunião do CNDI, em julho do ano passado, e outros R$ 194 bilhões foram incorporados, provenientes de diferentes fontes de recursos redirecionados ao financiamento das prioridades da Nova Indústria Brasil.

A iniciativa é um passo importante para a construção de uma agenda de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho.

Industrialização

Desde o começo, no século 19, a industrialização no Brasil tem sido um campo de batalha político e social, não apenas entre atores internos, mas também envolvendo potências capitalistas. Países como a Inglaterra e os Estados Unidos têm historicamente influenciado políticas econômicas visando manter o Brasil como um mercado consumidor de suas mercadorias industrializadas e um fornecedor de commodities.

A manutenção desse modelo de divisão internacional do trabalho é um objetivo estratégico de longa data para as potências imperiais. Isso se deve ao fato de que a indústria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das nações, mesmo diante do crescente peso das atividades de serviços na economia global.

O declínio relativo dos Estados Unidos, marcado pela desindustrialização, contrasta com a ascensão da China, cujo rápido crescimento econômico é impulsionado pela produção industrial. Atualmente, o valor agregado pela indústria na China é o dobro fo valor agregado nos EUA, conforme dados do FMI.

Em 2022, a produção industrial chinesa atingiu US$ 5,1 trilhões, representando impressionantes 43,7% do PIB do país, enquanto nos EUA, esse valor foi de US$ 2,5 trilhões, correspondendo a apenas 12,7% do PIB. É por esta razão que o governo Biden anunciou um arrojado projeto de reindustrialização dos EUA, com forte participação e apoio do Estado.

Neste novo ciclo inaugurado pelo presidente Lula a reindustrialização do Brasil tem prioridade crucial para a valorização do trabalho, a soberania nacional, a democracia e o desenvolvimento.

Precisamos construir caminhos para um pacto entre a produção e o trabalho. E desenvolver políticas industriais e estratégias de desenvolvimento eficazes, promovendo um ambiente propício para a implementação de medidas que fortaleçam o complexo industrial nacional e impulsionem o progresso econômico e social do Brasil.

O evento é uma parceria da CTB com o jornal Hora do Povo e conta com a colaboração da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Federação Sindical Mundial (FSM), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos (CONTMAF), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins (CNTA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliários (CONTRICOM), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica do Rio de Janeiro (STIM Rio), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Angra dos Reis (STIM Angra dos Reis), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Camaçari (STIM Camaçari) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Betim (STIM Betim).

Seminário: Nova Política Industrial a Serviço do Desenvolvimento do Brasil

Quando: 11 de junho de 2024

Horário: 16h às 18h

Onde: Casa da Classe Trabalhadora, Rua Cardoso de Almeida, 1843, Bairro Sumaré – São Paulo-SP e On-line pelo link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMtdO-uqzwqGNx0ooR-TdD6DLB762WpNrrm

Programação:

Neoindustrialização – Uma Nova Indústria para o Desenvolvimento do Brasil

Palestrante: Rafael Lucchesi – Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Comentários: José Reginaldo – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI);

Assis Melo – Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal)