Centrais sindicais do sul da Europa discutem greve geral conjunta

Líderes sindicais de Portugal, Espanha, França e Itália analisaram nesta segunda-feira (22), em Lisboa, a possibilidade de uma greve geral conjunta nos quatro países. A reunião serviu também para prestar solidariedade as centrais sindicais portuguesas CGTP-IN e UGT que organizam uma greve geral no país nesta quarta-feira (24).

De acordo com Carvalho da Silva, secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) esta conjuntura “vai levar à necessidade de uma convergência crescente e coordenada entre os diferentes movimentos sindicais”.

“Em Espanha, França e Portugal há três fatores comuns: observa-se uma redução da retribuição, há uma crescente desregulação do trabalho e um ataque ao modelo social”, disse Carvalho da Silva, aos jornalistas.”

Representando a Espanha na reunião estiveram as delegações das Comissiones Obreras (CCOO) e da Unión General de Trabajadores (UGT). A França foi representada pela Confédération Générale du Travail (CGT) e a Confédération Française Démocratique du Travail (CFDT). Pela Itália participou a Confederazione Generale Italiana del Lavoro (CGIL).

Portal CTB com informações da CGTP (Portugal) e CCOO (Espanha)