Trabalho de base e formação ampliam representatividade da CTB

Foto: Guilherme Gandolfi.

A CTB segue com a 2ª colocação no ranking de trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados a entidades filiadas às Centrais Sindicais, segundo relatório da Secretaria Geral com dados do primeiro trimestre de 2024. São 1.649.272 sindicalizados na base dos sindicatos filiados à CTB, mantendo-se o patamar de sindicalizados em relação ao último trimestre de 2023. Trata-se de um dado de grande relevância, que consolida a CTB como a segunda central sindical mais representativa do Brasil.

Trabalhadores Sindicalizados a sindicatos filiados à centrais sindicais, distribuído por Central – Atualizado em 30/03/2024
CENTRAL SINDICATOS SINDICALIZADOS % Sindicalizados
CUT                   2.493             5.688.404 29,96%
CTB                      964             1.649.272 8,68%
UGT                   1.274             1.531.948 8,07%
FS                   1.645             1.289.861 6,83%
CSB                      909             1.149.884 6,02%
NCST                   1.192                918.841 4,86%
Demais Centrais                      473             1.776.535 9,35%
Sem filiação                   3.648             5.006.792 26,23%
TOTAL                 12.598           19.011.537 100,00%
Fonte: Elaborado pela Secretaria Geral da CTB com base nos dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do MTE – CNES/MTE

O Ministério do Trabalho, embora reconheça que é sua função atualizar os dados e informações do MTE, não vem fazendo a aferição da representatividade das Centrais, conforme disposto na lei 11.648/2008, desde o ano de 2016. No entanto, os dados são públicos e podem ser extraídos da página do MTE na internet.

“A CTB possui sindicatos filiados de norte a sul do Brasil e em todos os ramos de atividade econômica. É muito gratificante para uma Central com apenas 16 anos de fundação alcançar o posto de segunda Central Sindical mais representativa do Brasil”, reafirmou o Secretário Geral Ronaldo Leite.

“Com a continuidade da Campanha de Sindicalização e Fortalecimento das Entidades Sindicais – CTB: A luta é nossa Identidade, o número de trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados poderá ampliar muito mais. O que se espera é que a nossa Central siga sendo a entidade sindical que mais cresce no Brasil. Isso com certeza é motivo de muita celebração”, completou Adilson Araújo, presidente da CTB.

A CTB possui atualmente 1.427 sindicatos filiados, 11 a mais que no trimestre passado, quando a CTB possuía 1.416 sindicatos filiados. Destes sindicatos, 964 regularizaram sua filiação à CTB no Ministério do Trabalho.