O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Ceará (Sindsaúde Ceará), maior sindicato do Ceará filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizou o Seminário Nacional da Enfermagem. As discussões no seminário são sobre: A efetivação do piso salarial, a busca por melhorias na jornada de trabalho e a luta pela desprecarização da profissão.
“A luta do piso da enfermagem não vai chegar ao fim porque lutaremos a vida toda para melhorias na categoria e mudar a vida da nossa gente”, disse Adilson Araújo, presidente da CTB.
Destacando-se como um marco no calendário da enfermagem nacional, o Seminário contou com a participação de importantes figuras do cenário político e sindical, bem como renomadas lideranças da enfermagem de todo o território brasileiro. Entre os presentes, estão:
Adilson Araújo, Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB);
Martinha Brandão, Coordenadora da Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem;
Quintino Neto, Presidente do Sindsaúde Ceará;
Enfermeira Ana Paula, Conselheira Federal do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Deputada Federal;
Manuel Neri, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem Rondônia (COREN-RO) e Presidente Eleito do COFEN;
Osvaldo Albuquerque, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN-CE);
Mário Jorge dos Santos Filho, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste (FETESSNE);
Valdirlei Castagna, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS);
Solange Caetano, Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE);
Gilmar Júnior, Deputado Estadual de Pernambuco;
Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (SENECE).
O Seminário Nacional da Enfermagem não se limitará apenas a discutir os desafios enfrentados pela categoria, mas também proporá ações concretas e estratégias de mobilização para avançar nas conquistas almejadas. O objetivo é não apenas debater, mas promover ações efetivas que conduzam à valorização e reconhecimento da enfermagem como pilar fundamental do sistema de saúde brasileiro.