Entre os dias 22 de abril e 3 de maio de 2024, a Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) sedia a VII Pasantía Sindical Internacional em Havana, Cuba. O evento tem como tema central “O movimento sindical latino-americano e os processos políticos na construção da unidade no contexto atual”. Mais de 120 delegados de oito países da América Latina e Caribe, além dos Estados Unidos, participam do encontro com o objetivo de fortalecer a união em defesa dos direitos trabalhistas. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), está presente no evento e conta com 13 membros em sua delegação.
“No primeiro dia de curso tivemos a abertura e na parte da tarde começamos as discussões sobre o que o neoliberalismo tem provocado no mundo todo, principalmente na América Latina e o que os sindicatos tem feito para reverter essa situação. No segundo dia tivemos uma aula sobre o histórico do sindicalismo aqui em Cuba, de como eles se dividem, de quantas províncias e quais as sub-divisões dos sindicatos que tem primeiro os de base, depois municipal, depois provincial e depois nacional”, disse Mara, presidente do sindicato dos professores de Sorocaba e região.
As atividades que precedem o 1° de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, incluem diversos eventos significativos, como a cerimônia nacional em homenagem ao 154º aniversário do nascimento de Vladimir Ilyich Lenin, a comemoração do 171º aniversário do nascimento do Herói Nacional de Cuba, José Martí, o 85º aniversário da fundação da CTC e o 65º aniversário do triunfo da revolução cubana, oportunidade para celebrar o legado do comandante Fidel Castro Ruz e sua incansável luta pela solidariedade entre os povos.
A VII Pasantía Sindical Internacional, iniciado em Havana, é mais uma iniciativa promovida pela CTC e pela Federação Sindical Mundial (FSM), busca analisar e debater os desafios enfrentados pelos trabalhadores em um contexto global em constante mudança.