Na quarta-feira (13), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) celebrou mais uma importante conquista em sua trajetória sindical: a filiação do Sindicato dos Profissionais de Especialistas em Educação do Ensino Público de Minas Gerais (Sindespe-MG). Com esse novo membro, a CTB amplia seu alcance para 1.420 filiados, dos quais 966 estão oficialmente reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa adesão consolida a CTB como a segunda maior central sindical do país, segundo dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) do MTE.
“A filiação do Sindespe-MG representa uma vitória significativa. Não tenho dúvidas sobre a importância desse sindicato para a CTB, pois juntos poderemos disputar um projeto nacional de desenvolvimento, com foco especial na defesa da educação. É crucial fortalecermos esse sindicato para garantir melhores condições de vida para nossa gente e para a classe trabalhadora”, afirma Adilson Araujo, presidente da CTB.
Para Valeria Morato, vice-presidente da CTB e presidente da CTB-MG, a chegada do Sindespe-MG é uma oportunidade para reforçar a luta pela valorização da educação pública em Minas Gerais. “Enfrentamos um momento de precarização e desvalorização dos profissionais da educação pelo governo Zema. Com o Sindespe-MG ao nosso lado, vamos intensificar nossa resistência contra a privatização da educação pública”, disse Valéria.
A presidente do Sindespe-MG, Carmen Teixeira Soares e Lima, expressou sua satisfação com a filiação à CTB, destacando o compromisso contínuo com a valorização da categoria. “Estamos prontos para continuar lutando pela valorização dos profissionais da educação, e agora, com o apoio da CTB, teremos ainda mais força para defender nossos direitos”, enfatizou.
A CTB reitera seu compromisso com a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores brasileiros, utilizando a união e a organização sindical como ferramentas essenciais na busca por melhores condições de trabalho.