Mais de 20% dos espanhóis vivem abaixo do nível de pobreza, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21/10) pelo Instituto Nacional de Estatística da Espanha mostrou que 20,8% da população do país vive em condições abaixo do nível de pobreza, um aumento comparado a 2009, quando o número chegava à 19,5%.

O estudo, intitulado Inquérito de Condições de Vida 2010, traça um paralelo entre os dados de 2009 e 2010. Segundo os dados, atualmente 36,7% das famílias dizem que não têm capacidade para lidar com gastos imprevistos, 2,7% a mais do que o ano anterior.Além disso, 3 em cada 10 famílias disseram encerrar os meses do ano com “dificuldade” ou “muita dificuldade” financeira.

A pesquisa revelou ainda que a renda média familiar dos espanhóis, em dinheiro líquido, caiu 2,9% em relação a 2009, chegando a 25.732 euros por ano. Por essa razão, 39,7% das famílias não têm condições de viajar nem por uma semana no ano.

No mês passado, o governo espanhol veio a público se manifestar preocupado em relação a tais números, especialmente pela previsão de o número de desempregados aumentar no país.

Na ocasião, o governo espanhol revisou para cima sua previsão da taxa de desemprego para 2011. O índice foi estimado em 19,3%, quatro décimos mais do que tinha calculado no último quadro macroeconômico.

O Executivo, que mantém a estimativa de um crescimento da economia de 1,3% para 2011, também modificou para baixo sua previsão de investimento, que reduziu para 1,3% contra 1,5% calculado inicialmente.

Com agências