A CONTAG completa 60 anos de fundação no dia 20 de dezembro desse ano, mas uma série de atividades foi planejada para o dia 28 de novembro, em Brasília/DF. Pela manhã, foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado federal Bohn Gass (PT-RS), e prestigiada por vários parlamentares. A Sessão Solene também contou com a presença da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com seu secretário de Finanças, Sérgio de Miranda, de representantes de todas as Federações e de centenas de Sindicatos.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou alguns fatos importantes dessa trajetória de 60 anos e ressaltou a importância da maior entidade sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “No cenário da fundação da CONTAG, era de ausência de Estado brasileiro para os homens e mulheres do campo e, quando chegava, era através da repressão, seja na luta pela terra ou na luta por direitos. E a fundação da CONTAG perpassa por fundação de Sindicatos, das Ligas Camponesas, de associações de lavradores, da Ultab, do Master, de Federações e, assim, a CONTAG foi fundada reunindo todas essas forças. Ela representa os sonhos e a luta de muitos homens e mulheres do campo, de várias organizações.”
A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também agradeceu o reconhecimento do Parlamento ao homenagear a CONTAG com a realização desta Sessão Solene. “Essa homenagem é um reconhecimento à luta e ao trabalho da CONTAG e é gratificante sermos recebidas neste lugar. Estamos aqui celebrando também os 60 anos de resistência e o importante legado dessa trajetória, no combate às desigualdades, à fome e pobreza, de luta pela autonomia dos territórios e com o protagonismo dos sujeitos, em especial das mulheres, da juventude e da terceira idade”, disse.
Representando os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais, o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, parabenizou a CONTAG e destacou a sua importância para os homens e mulheres do campo. “Deixo aqui o nosso reconhecimento e destaco algumas conquistas fruto dessa trajetória que também beneficiaram os assalariados e assalariadas rurais, como as convenções coletivas de trabalho e a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados”, parabenizou Gabriel.
As centrais sindicais também prestigiaram a sessão e deixaram a sua homenagem à CONTAG. Em nome da CTB, o dirigente Sérgio Miranda ressaltou que, nos últimos 60 anos, não se pode contar a história das principais lutas do País sem reconhecer a contribuição da CONTAG, a exemplo da redemocratização, das Diretas Já, da defesa da democracia e combate ao fascismo. “Este momento é muito mais do que uma comemoração, celebramos os 60 anos de história, lutas e conquistas da CONTAG. O povo brasileiro e a classe trabalhadora tem muita história de luta pra ser contada e não tenho dúvidas que nesses 60 anos que nenhuma luta poderia ser contada sem a presença da CONTAG, que é uma enteiddade importantíssima, que tem se pocisionado em todos os momentos, seja na luta pela redemocratização, diretas já e recentemente pela resistência contra o fascismo e a CONTAG estava lá defendendo e resistindo junto com o conjunto das forças democráticas, progressistas, do campo e sempre na defesa de uma sociedade justa e igualiária”, disse Sérgio de Miranda.
O deputado federal Bohn Gass, agricultor familiar e filho de agricultores familiares, fez um discurso emocionado, relembrando os vários momentos vividos na luta, das conquistas alcançadas ao longo dessa trajetória, como benefícios previdenciários, e de participação das grandes ações de massa. “É por isso que tenho compromisso com essa história e com as lutas protagonizadas pela CONTAG, que tem grande dado grandes contribuições na conquista de políticas públicas para o campo. Outra política importante é o SUS, conquistada com a Constituição de 1988 e a CONTAG estava nessa luta. As homenagens são importantes, mas só fazem sentido com a reafirmação de compromisso com a pauta da agricultura familiar”, reforçou Bohn Gass.
Os deputados federais Daniel Almeida (PcdoB-BA), Heitor Schuch (PSB-RS), Carlos Veras (PT-PE) Pedro Uczai (PT-SC), Albuquerque (Republicanos-RR), Zé Neto (PT-BA), Gilson Daniel (Podemos-ES), Tadeu Veneri (PT-PR), Welter (PT-PR), Marcon (PT-RS), entre outros, o senador Beto Faro (PT-PA), a deputada estadual Elisângela Moura (PcdoB-PI), o ex-deputado federal e presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, também destacaram, durante a Sessão Solene, a importância da CONTAG e de suas lutas para a garantia de direitos e de políticas como o Pronaf, Previdência, Luz para Todos, Cisternas, Habitação Rural e outras fundamentais para a garantia de vida digna e trabalho decente para os povos do campo, da floresta e das águas.
A celebração dos 60 anos da CONTAG continua nesta terça-feira (28) com uma roda de conversa para resgatar essa trajetória e uma cerimônia política com a presença de diversas autoridades. Com informações: Contag.
Confira a sessão solene na íntegra!