A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo João Paulo Ribeiro, secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB e pelo Marco Antonio Correia, secretário adjunto dos Servicços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB, participou da reunião sobre a regulamentação da Convenção n° 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), destacando-se em mais uma rodada de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As discussões, na capital federal, buscam consolidar as bases para a aplicação efetiva da convenção que trata da negociação coletiva no serviço público.
A recente participação da CTB na reunião do Grupo de Trabalho 151, realizada em Brasília, evidenciou o avanço nas tratativas, especialmente no que se refere a três pontos cruciais: a regulamentação da Convenção n° 151, a abordagem da negociação coletiva no serviço público e a perspectiva do direito de greve no setor.
João Paulo Ribeiro, secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB, compartilhou insights sobre o progresso nas negociações. Ele ressaltou que, além da regulamentação em si, estão em análise propostas concernentes ao direito de greve no serviço público.
“Tem uma outra proposta que nós estamos analisando, que também seria a questão do direito de greve no serviço público. Então esses três temas são principais. Mas a gente ficou de analisar também a questão da greve depois que os outros três forem avançando e foi mais uma rodada onde participou eu, João Paulo, Marco Antônio Correia, que é o meu secretário adjunto. Nós estamos avançando muita das partes que as centrais apresentaram. E o governo entendeu e acatou e agora precisamos avançar para a próxima reunião. Será no dia 6 de dezembro. A intenção nossa é que consigamos ainda esse ano fechar uma minuta que será entregue para a questão da negociação coletiva ser efetivado no nosso país.”, disse JP.
A próxima reunião, agendada para o dia 6 de dezembro, representa uma etapa essencial para a finalização da minuta que será submetida para a efetivação da negociação coletiva.
Foto: divulgação – cspb – confetam.