A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença na 20ª edição da Marcha da Consciência Negra realizada nesta segunda-feira (20) no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em um evento histórico, a marcha marca o feriado estadual da Consciência Negra, uma conquista do movimento negro em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares.
Além de São Paulo, atos semelhantes ocorreram em diversos estados do Brasil, incluindo Bahia e Rio de Janeiro. A Marcha da Consciência Negra tornou-se um símbolo nacional de resistência, promovendo a conscientização sobre a importância da igualdade racial e o combate ao racismo estrutural.
O feriado é resultado de uma luta histórica do movimento negro, representa um marco importante na conquista por reconhecimento e respeito à cultura afro-brasileira. A Marcha da Consciência Negra, além de reforçar essa conquista, reitera a importância de manter viva a memória das lutas passadas para construir um futuro mais justo e igualitário.