“Retomar os direitos da classe trabalhadora com independência e luta para reconstruir o país”, esse foi o tema que pautou XI Congresso do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), realizado nos dias 14,15 e 16 de setembro, em Florianópolis.
Os congressos do Sintrasem, realizados a cada 4 anos, guiam a base política das ações do sindicato. Nesse ano foram inscritas e debatidas sete teses. “O Sintrasem tem um histórico de atuação de várias forças políticas que se somam no processo de luta do dia a dia do sindicato e essas forças que apresentaram e defenderam as teses nesse congresso”, ressaltou o diretor do Sintrasem, Werner Franco.
Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da CTB nacional, participou das mesas de conjuntura e de organização sindical e representou a Central apresentando para debate a tese 5. Nela, os cetebistas reafirmaram a importância da mais ampla unidade do sindicalismo para isolar e derrotar definitivamente a extrema-direita, consolidar a democracia e avançar