CTB-BA realiza 4° Conselho Estadual

Na tarde da última quinta-feira, dia 14 de setembro, o Quality Hotel, localizado no Stiep, foi o palco de um evento significativo para o movimento sindical da Bahia. Cerca de 200 pessoas marcaram presença na abertura do 4º Conselho Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que representou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), e o secretário do Trabalho, Davidson Magalhães.

Sindicalismo fortalecido

O presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, falou sobre a importância de elevar a autoestima do sindicalismo. Ele destacou que o retorno de Lula à cena política brasileira coloca o Brasil de volta como protagonista internacional e ressalta a relevância do movimento sindical na conquista de avanços civilizacionais. Adilson Araújo enfatizou a necessidade de sindicatos fortes para contestar retrocessos e impulsionar mudanças.

O vice-governador Geraldo Júnior também reconheceu o papel fundamental do movimento sindical na eleição de Lula e Jerônimo. Ele enfatizou que, apesar das dificuldades, os projetos populares prevaleceram graças à força do movimento sindical. Júnior destacou que os governos têm implementado políticas públicas que beneficiam o povo, mas ainda há muito a ser feito, contando com o apoio das centrais sindicais.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, ressaltou a importância desse encontro para o movimento sindical classista. Ela destacou a necessidade de autonomia e independência para ajudar a reconstruir o Brasil com Lula e promover o progresso na Bahia com Jerônimo Rodrigues. Rosa de Souza enfatizou que o apoio popular e sindical é fundamental para os desafios atuais e agradeceu a todos os dirigentes que mobilizaram suas bases e colaboraram na organização do evento.

Trabalho digno e inclusão social

Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, enfatizou a importância do movimento sindical na implementação de projetos, como a Agenda do Trabalho Decente. Ele destacou a necessidade de reformas estruturais para melhorar a realidade atual e ressaltou os avanços nas políticas públicas de inclusão na Bahia.

Representando os sindicatos de trabalhadores rurais, João da Cruz, presidente da FETAG-BA, enfatizou a parceria da CTB na luta no campo. Ele expressou o desejo de fortalecer a CTB para apoiar as lutas sociais tanto na cidade quanto na zona rural.

Compromisso com a Unidade Sindical

Representantes de outras centrais sindicais, como Leninha (CUT), Marcelo Carvalho (UGT), José Ramos (Nova Central), Emerson (Força Sindical) e Everaldo Braga (SSB), destacaram as lutas unitárias realizadas em conjunto com a CTB na Bahia e reafirmaram o compromisso com a unidade da classe trabalhadora.

Francisca Bonfim e Claudemir “Pig,” representantes da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade) e da Seagri (Secretaria da Agricultura), respectivamente, parabenizaram a CTB pelo Conselho e reafirmaram a parceria de suas pastas com o movimento sindical para a realização de ações junto aos sindicatos.

Apoio político à luta sindical

Augusto Vasconcelos (vereador do PCdoB em Salvador) e os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) parabenizaram a CTB e os delegados presentes e colocaram seus mandatos à disposição para apoiar a luta sindical.

O evento também contou com a presença de outras figuras influentes, como Dra. Fátima Freire, que agradeceu o apoio para ser nomeada Superintendente Regional do Trabalho, Ana Georgina (coordenadora técnica do Dieese na Bahia), Marina Duarte (Unegro), e Cristina (FETAG e Contag), que saudaram a força da CTB e do sindicalismo classista.

O 4º Conselho Estadual da CTB Bahia foi marcado não apenas pela presença de autoridades, mas também pela unidade, compromisso e determinação em promover um futuro mais justo e digno para os trabalhadores e trabalhadoras da Bahia. O sindicalismo se mantém como uma força vital na busca por melhorias sociais e políticas progressistas no Brasil e no estado da Bahia.