A refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, enfrenta dificuldades na produção de gasolina e diesel a partir do petróleo bruto. A unidade, agora pertencente à 3R após a compra da Petrobras, limita-se à produção de querosene de aviação. Isso resulta na importação de gasolina e diesel dos Estados Unidos e da Europa para atender à demanda de 60% do mercado interno do Rio Grande do Norte, tornando os preços locais os mais altos do país.
Dependência da importação
Kim Pedro, gerente de novos negócios da 3R, explica que o único produto disponível prontamente no mercado é o querosene de aviação. “O único produto que conseguimos entregar de maneira pronta ao mercado é o querosene de aviação. Os demais, hoje, dependem totalmente da importação e da cadeia logística de abastecimento internacional”, disse Kim.
Audiência na Assembleia Legislativa do RN
Uma audiência realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, organizada em conjunto pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo e pela Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania, discutiu essas questões. Deputada Isolda Dantas (PT) destacou a importância histórica da Petrobras na região.
Detalhes sobre a refinaria e preços
Durante a audiência, Kim Pedro detalhou o funcionamento da refinaria e como a dinâmica entre o mercado interno e externo afeta os preços dos combustíveis. A refinaria produz querosene de aviação nas condições exigidas pela ANP. No entanto, não pode produzir diesel e gasolina com a mesma qualidade, dependendo de importações.
A 3R no polo potiguar
A 3R assumiu o Polo Potiguar há aproximadamente três meses e viu sua arrecadação subir de R$ 13 milhões para R$ 20 milhões entre junho e julho, conforme apresentado durante a audiência. A compra foi finalizada em 7 de julho de 2023. A empresa está presente em cinco estados e já fez oito aquisições no Rio Grande do Norte, representando metade de seus investimentos e pessoal.
Fatores que inflacionam os preços
Além da dependência de importações, outros fatores contribuem para os preços elevados no mercado local. Isso inclui custos logísticos internacionais, variações cambiais e despesas de internalização para entregar produtos derivados do petróleo às distribuidoras.
Questionamentos do Sindipetro-RN
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN) levantou questionamentos sobre a redução na produção de derivados na refinaria Clara Camarão, a origem do suprimento de gasolina e diesel da 3R e a possibilidade de produção de biocombustíveis semelhante a acordos na Bahia. “Por alguma razão, vemos uma redução na produção de derivados. Dentre algumas mudanças na gestão com a entrada da 3R, que tem toda legitimidade para fazer sua administração, chama nossa atenção a queda de produção de derivados de petróleo na Clara Camarão… Nessa cadeia do petróleo é preciso compreender algumas coisas, uma delas é saber de onde vem o suprimento de gasolina e diesel da 3R, já que ela responde pelo abastecimento de 60% da demanda local? Estamos comprando dos Estados Unidos? Da Europa? Da própria Petrobras?”, provocou Ivis Corsino, coordenador-geral do Sindpetro.
Responsabilidade dos revendedores
O sindicato dos postos de combustíveis argumentou que os revendedores não são responsáveis pelos preços elevados da gasolina no RN. Maxwell Flor, do Sindpostos, explicou que os preços dos postos refletem os praticados pelas distribuidoras e destacou que os postos locais não podem comprar diretamente das refinarias, mas sim das distribuidoras de combustíveis.