Na última sexta-feira (20), a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) testemunhou um momento histórico com a posse de sua nova diretoria. O presidente eleito, Alexandre Leal dos Santos, de Cantagalo, e a vice-presidente Ivone Francisca de Souza, de Colorado, são provenientes dos movimentos de base do sindicalismo rural paranaense. A mesa solene de posse contou com a presença do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araujo.
A entidade, que representa mais de 300 sindicatos de trabalhadores agricultores e agricultoras rurais do Paraná, desempenha um papel fundamental ao defender políticas públicas em prol dos pequenos e médios agricultores, além de facilitar a comunicação entre esses agricultores e as diferentes instâncias do poder público responsáveis pelas políticas agrícola, agrária, ambiental e trabalhista.
Composta por 280 sindicatos rurais associados, espalhados por todo o Paraná, a FETAEP é reconhecida como uma referência em suas respectivas cidades. Os sindicatos associados participam ativamente de debates públicos em Câmaras de Vereadores e colaboram com serviços extensionistas locais, como o IDR (antiga EMATER). Essa participação ativa permite que a Federação tenha uma atuação abrangente e legítima, representando os interesses da agricultura familiar no estado.
A nova diretoria, que tomou posse, é a primeira a ser paritária na história da FETAEP, composta igualmente por 14 homens e 14 mulheres. A atuação dessa nova diretoria promete fortalecer ainda mais a agricultura familiar no estado, garantindo representatividade, igualdade de gênero e uma abordagem inovadora para os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Paraná.
Alexandre Leal, também é vice-presidente da CTB PR, e a vice-presidente eleita, Ivone, é Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-PR.