Para vice de Chávez, objetivos do governo foram atingidos nas eleições

O vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela, Elías Jaua, destacou nesta segunda-feira que os resultados das eleições legislativas do último domingo (26) cumprem o objetivo pretendido pela campanha socialista de garantir a estabilidade política e institucional do país e do presidente Hugo Chávez.

“A revolução conta com uma maioria folgada na Assembleia Nacional, que permitirá ao comandante Hugo Chávez seguir governando, restituindo o poder ao povo e construindo o caminho para o socialismo”, destacou.

Participação popular

Jaua valorizou a participação do povo nos comícios, fato que em sua opinião permite às forças revolucionárias seguir contando com a maioria ampliada no Parlamento.

“A oposição não tem nenhuma possibilidade, com o número de deputados que elegeu, de reverter nem os processos legislativos destinados a aprofundar a transferência e restituição de direitos e poder ao povo nem tampouco ativar mecanismos desestabilizadores como revogar poderes públicos ou ajuizar processos contra o presidente”, comentou.

O primeiro boletim emitido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) indica que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) obteve 95 vagas contra 60 da oposição. O partido Pátria para Todos (PPT), fruto de uma dissidência no campo chavista, ficaria com dois representantes.

“A vitória é nossa!”, exclamou o vice-presidente, que destacou importantes triunfos em estados até então considerados bastiões da oposição, como Carabobo, onde o partido socialista elegeu seis deputados contra apenas três da oposição; Miranda, onde situação e oposição empataram (com seis parlamentares cada) e inclusive o Distrito Capital (que inclui Caracas).

Triunfo do socialismo

Jaua salientou que o pleito também significa “uma vitória para o socialismo”, que sai fortalecido com o respaldo das urnas. Trata-se de uma vitória quantitativa e qualitativa, que demonstrou alto grau de consciência, maturidade e a compreensão do povo de que só a revolução permitirá a apropriação de instrumentos de poder para reverter as causas estruturais da pobreza e da desigualdade, bem como reivindicar plena soberania nacional, segundo o vice-presidente.

Ele acrescentou que poucos governos no continente americano podem contar com uma maioria tão ampla e um partido com uma quantidade de deputados relativamente tão grande.

Estimou como outro indicador da vitória o fato de que a oposição, constituída pelos mesmos políticos que se retiraram do pleito legislativo de 2005 alegando suposta fraude, atualmente foram constrangidos a aceitar as condições democráticas impostas pela revolução bolivariana com apoio majoritário do povo.

Considerou ainda que os comícios massivos “demonstram que a quinta coluna e o reformismo [representados pelo PPT] foram castigados severamente pelo povo venezuelano”.

Fonte: Agência Venezuelana de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.