Caixa se recusa a discutir isonomia e decepciona trabalhadores

Decepção. Esse é o sentimento que gira em torno dos empregados da Caixa. A instituição financeira se recusou a debater uma das principais reivindicações dos bancários: a igualdade de direitos entre novos e antigos funcionários durante a negociação que aconteceu nesta sexta-feira (10).

Como justificativa, a direção da Caixa disse que vai esperar o projeto de lei 6559/05, que está em tramitação nas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. O PL prevê a equiparação de direitos dos concursados após 1998 e assim acabar com as distorções feita pelo governo de FHC.

De acordo com o PL, a isonomia entre os funcionários dos bancos federais compreende “aos mesmos direitos salariais, benefícios diretos e indiretos e vantagens que gozam os empregados admitidos em período anterior às normas referenciadas”. Também garante as mesmas “vantagens decorrentes das convenções coletivas”. A autoria é dos deputados federais Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Inácio Arruda (PCdoB/CE).

Agora, os empregados vão ampliar as mobilizações para mudar o posicionamento da instituição. A unidade é essencial. Na rodada de negociação, os bancários também discutiram carreira e segurança bancária.

Fonte: SEEB