No dia 9 de junho, é comemorado o “Dia Nacional da Imunização”, a data tem como meta ressaltar a relevância das vacinas, tanto para o indivíduo quanto para a saúde coletiva. Manter a imunização atualizada, mesmo na fase adulta, é um dos métodos mais eficazes para prevenir enfermidades e contaminações.
Importância da imunização
Ao adentrarem no organismo, as vacinas, que contêm moléculas inativas ou enfraquecidas, estimulam o sistema imunológico a reagir e gerar os anticorpos necessários para proteger contra os agentes infecciosos, tornando o corpo imune a eles e às patologias que eles ocasionam.
A Secretária de Saúde e Segurança da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Elgiane Lago, destacou a importância da vacina na prevenção de doenças. “A vacinação é a única forma de prevenir doenças e nos livrarmos de pandemias como a que tivemos que foi a COVID-19, a vacina da gripe tem nos protegido todos os anos, já temos doenças erradicadas graças a vacinação então a CTB se soma na campanha do Dia Nacional da Imunização que é o dia 9 de junho”, disse Elgiane.
Vacinação no Brasil
Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.
Informações: GOV.