Comunicação CTB-RJ
Na última sexta-feira (31), o Fórum Intersindical de Saúde do Trabalhador promoveu uma reunião, realizada na sede do Sintect-RJ, com a participação oficial do Ministério da Saúde, representado pela Coordenadora-Geral de Saúde do Trabalhador da entidade, Luciene de Aguiar Dias . A CTB compareceu à atividade com diversos diretores, entre eles o presidente Paulo Sérgio Farias e a secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho, Daniele Moretti.
O Fórum é um espaço importante que há anos promove ações de vigilância em saúde do trabalhador em vários estados brasileiros, em parceria com sindicatos dos mais variados ramos produtivos e esse encontro, em especial, trouxe bastante otimismo para os partícipes, uma vez que a nova Coordenadora de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde é a ex-coordenadora do próprio Fórum.
Durante a reunião foram debatidas as necessidades contemporâneas do mundo do trabalho. As denúncias de trabalho análogo à escravidão, que recentemente tomaram conta dos noticiários, as mudanças na legislação trabalhista e das normas regulamentadoras são também objeto desse encontro.
“A gente sai desse encontro para discutir e debater os problemas que acometem a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras com os próprios trabalhadores e trabalhadoras. São eles que vivenciam os problemas no dia a dia do trabalho.” – comentou a Secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho da CTB-RJ, Danielle Moretti.
O encontro também falou sobre o quadro de abandono da saúde pública no Rio de Janeiro, em especial nos anos de governo Witzel e Castro. Foi passado pelos dirigentes sindicais presentes uma avalição da situação para conhecimento da representação ministerial.
Ainda no encontro, o presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, aproveitou para entregar nas mãos da coordenadora (foto) uma avaliação feita pelo Sintsama da situação dos trabalhadores e das trabalhadoras da CEDAE.