CTB mobiliza trabalhadoras em todo país no Dia Internacional da Mulher: ‘Temos que continuar firmes na luta contra o fascismo’, diz secretária

Debaixo de forte chuva, centenas de manifestantes lotaram a Avenida Paulista, em São Paulo, nesta quarta-feira (8), no ato “Mulheres nas Ruas em Defesa da Democracia”, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Uma das organizadoras do evento, ao lado das demais entidades sindicais e movimentos feministas, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) hasteou por salário igual para trabalho igual, contra o fascismo e pelo fim da fome.

“Queremos saudar as mulheres neste Dia Internacional da Mulher e aos companheiros que estão aqui conosco lutando por mais democracia e contra a fome. O país viveu quatro anos de retrocessos com o governo misógino de Bolsonaro, que deixou o país abaixo da linha da pobreza, com 33 milhões de pessoas passando fome, 17 milhões de mulheres sofrendo violência, a maioria mulheres negras. Nós herdamos um governo do pior presidente da história, mas nós conseguimos virar a página com a eleição do presidente Lula. De acordo com a Constituição de 1988, mulheres e homens são iguais. Nós estamos aqui para reafirmar o nosso movimento, por mais direitos e pela democracia”, afirmou a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-SP, Heloísa Santana.

Para a dirigente, apesar do momento político mais favorável, as mulheres precisam ter consciência de que “não basta” batalhar apenas nesta data. Em discurso feito no trio elétrico que percorreu toda a extensão da via, ela clamou pela aplicação da Lei Maria da Penha para os agressores, implementação de políticas públicas eficazes para a obtenção da equidade de gênero e “coragem” em favor da democracia. “Temos que continuar firmes na luta contra o fascismo”, advertiu.

Em Salvador, uma caminhada foi realizada no mesmo trajeto da tradicional festa do 2 de Julho, da Lapinha até o Pelourinho, no Centro Histórico, para reverenciar os 200 anos da Independência da Bahia e heroínas como Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa.

“Estamos aqui com mulheres de todos os segmentos sociais, mostrando a nossa unidade e a nossa força para conquistarmos dias melhores. Vivemos um momento positivo no país. Celebramos a iniciativa do presidente Lula, que neste dia importante anunciou várias medidas que beneficiam as mulheres, na sociedade e no mercado de trabalho. Mas, estaremos nas ruas para garantir novas conquistas e ajudar a construir o novo Brasil”, afirmou a presidenta da CTB-BA, Maria Rosa Silva de Souza.

Fortaleza também foi palco de atos pelo Dia Internacional da Mulher, com um cortejo que saiu da Praça do Ferreira e percorreu as demais ruas do Centro. “Todas nós estamos neste dia nas ruas, na luta em defesa das mulheres”, disse a secretária das Mulheres da CTB do Ceará, Paula Bandeira.

Já em Aracaju, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB) puxou uma caravana pelas ruas do centro para lutar pela democracia, autonomia econômica e trabalho digno para as mulheres. “Salário igual para trabalho igual. Essa é uma grande jornada e, neste dia, eu quero chamar as mulheres a continuar com esperança, alegria e acreditando no futuro. Lutar por um mundo sem violência, um mundo digno, onde as mulheres e os homens sejam felizes, é possível”, projetou a presidenta do SEEB, Ivânia Pereira.

Outras manifestações da CTB e de sindicatos filiados foram registradas em cidades como Rio de Janeiro, Volta Redonda (RJ), Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém e Juazeiro (BA).

Confira a galeria de fotos: