Total solidariedade à Contag

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), manifesta total apoio e solidariedade à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), que não pode e nem deve ser confundida com as entidades criadas durante os governos do golpista Michel Temer e do neofascista Jair Bolsonaro com o propósito de roubar os aposentados e pensionistas do INSS por meio de descontos compulsórios não autorizados, crime que está sendo investigado pela Operação Sem Desconto da Polícia Federal e CGU.

É preciso assinalar que 9 das 11 entidades investigadas foram criadas nos governos Temer e Bolsonaro. O roubo teve início à época, A Contag é a maior confederação de trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar da América Latina e tem uma tradição de décadas de luta em defesa dos direitos e interesses da categoria que representa. Conta com grande respeito das bases e, por consequência, uma admirável capacidade de mobilização evidenciada nas Marchas das Margaridas, Grito da Terra e outras manifestações que promove recorrentemente.

Tem entre suas bandeiras a defesa da reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, com democracia, soberania nacional e valorização do trabalho. Nunca será demais sublinhar a relevância da Contag na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, aposentados, aposentadas e pensionistas, especialmente em um cenário de ataques sistemáticos à organização sindical e à representatividade de trabalhadores e trabalhadoras do campo.

É inaceitável que a entidade, hoje presidida por uma valorosa mulher agricultora familiar, seja confundida com as organizações falsárias criadas com o deliberado e criminoso propósito de roubar aposentados e pensionistas que sobrevivem com uma renda modesta e no mais das vezes insuficiente para bancar as despesas diárias. A CTB repudia a conduta dos golpistas, defende a rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar dos envolvidos. Ao mesmo tempo, expressa sua confiança na honradez dos dirigentes da Contag e reitera seu total apoio e solidariedade à entidade.

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.