Na manhã desta quinta-feira (24), das 9h às 12h30, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou o Encontro Nacional de Educação, com o tema “Educação e Valorização dos Trabalhadores/as: Caminhos para ampliação de direitos”. O evento, realizado de forma remota por meio da plataforma Zoom, contou com a participação de 50 pessoas de 14 estados: Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Pará.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais da CTB, Arielma Galvão, destacou a importância do encontro: “O Encontro Nacional de Educação realizado nesta manhã, com o tema Educação e Valorização dos Trabalhadores/as: Caminhos para ampliação de direitos, foi muito representativo. Contou com a participação de diversos estados, com inscrição e participação nos debates. Tivemos a presença da Deputada Federal Alice Portugal, Gilson Reis da CONTEE e Guelda Cristina da CNTE, sendo o encontro mediado pela Secretaria de Políticas Educacionais nas pessoas de Jonas Di Paula, Secretário e Arielma Galvão, Secretaria Adjunta. Como destaque ficou a importância da luta pelo Plano Nacional de Educação, pela aprovação do PL 2531 dos funcionários/as da Educação e a permanente luta pela ampliação de direitos e valorização dos/as trabalhadores/as da Educação”.
Jonas Di Paula, Secretário de Políticas Educacionais da CTB, ressaltou a relevância do tema abordado: “O encontro, cujo tema tratou da educação e valorização das trabalhadoras e trabalhadores em educação, foi muito rico e enfatizou formas de diminuirmos as desigualdades, criarmos condições de inclusão e valorização dos profissionais da educação!”.
O evento também contou com a participação de importantes lideranças do setor educacional, como a Deputada Federal Alice Portugal, Gilson Reis da CONTEE e Guelda Cristina da CNTE, que contribuíram com suas perspectivas e experiências para enriquecer o debate.
A CTB reafirma seu compromisso com a luta pela valorização dos profissionais da educação e pela ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, destacando a importância de espaços como este para fortalecer o movimento educacional e sindical no país.