Chegou ao fim nesta quarta-feira o 14º Fórum Sindical dos BRICS, realizado em Brasília sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. O evento reuniu representantes das principais centrais sindicais dos países membros do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de nações parceiras, e foi marcado por importantes avanços rumo à institucionalização do movimento sindical no contexto do BRICS.
Um dos destaques do encontro foi a formalização da criação do Secretariado Permanente do BRICS Sindical, iniciativa amplamente celebrada pelas lideranças presentes. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, compôs a mesa de debates responsável pela proposta e destacou a importância do novo órgão como ferramenta estratégica para ampliar a influência dos trabalhadores nas decisões de governança global.
A Declaração do 14º Fórum Sindical dos BRICS, trouxe uma série de posicionamentos políticos, sociais e econômicos voltados à construção de uma governança global mais justa, inclusiva e voltada ao desenvolvimento sustentável. Confira na íntegra!