Governador do Pará cancela audiência com o Fórum das entidades sindicais dos servidores públicos do estado e categoria faz ato de protesto

Na manhã dessa quinta-feira (17), o Fórum das entidades sindicais dos servidores públicos do estado do Pará, em Belém, fez uma paralisação e fechamento da Av. Almirante Barroso, em frente ao Palácio dos Despachos, em protesto contra o governador Helder Barbalho (MDB), por cancelamento de audiência de negociação salarial, marcada para hoje as 10h.

Kleofas Dias, Presidente do Sindicato das Fundações e Autarquias do Estado do Pará (SINDFEPA) e Diretor da CTB Pará, disse que a expectativa era de, na mesa de negociação, o governo respondesse às reivindicações dos servidores públicos do Pará, que pedem realinhamento do salário base ao salário mínimo, reajuste salarial de 31,58%, aumento do auxílio-alimentação, os PCCR’s de diversas secretarias, concurso público, fim das terceirizações, e reajuste das diárias dos servidores em viagens a serviço do Estado”.

Para Valdo Martins, presidente da Federação dos Servidores Públicos do Estado do Pará (FSPEPA) e Diretor da CTB Pará, “o governo tem que reajustar salários e o auxílio-alimentação, a categoria propõe um aumento de 50% no auxílio-alimentação, elevando-o para R$ 2.250, além do reajuste nas diárias, que atualmente não cobrem os custos básicos de estadia e alimentação quando os servidores precisam se deslocar a trabalho, o congelamento nos salários não tem condições, as categorias dos servidores públicos estão dispostos a lutarem”, disse Valdo.

Cleber Rezende, Presidente da CTB Pará, ressaltou a necessidade dessa campanha salarial dos servidores do Pará, garantir o “realinhamento do vencimento básico dos servidores ao salário-mínimo vigente, não pode os servidores ainda receberem R$ 1.320,00 valor referente ao salário-mínimo de 2023, bem como temos que garantir a reposição das perdas salariais acumuladas, que chegam a 31,58% nos últimos seis anos”.

Rezende, ainda informou que no dia 23/04, quarta-feira da próxima semana, os sindicatos estarão com ato público e convocando as categorias a paralisarem suas atividades, para concentração e ato às 9h na Praça da República, no centro de Belém-PA. O objetivo do Fórum das entidades sindicais no Pará, é forçar o governador Helder atender as pautas de reivindicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.