Na manhã deste 9 de abril, o DIEESE e as Centrais Sindicais deram início à Jornada Nacional de Debates, com o tema Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa. O evento acontece nos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios. Esta edição da Jornada conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente no evento e foi representada pelo presidente Adilson Araújo.
Adilson Araújo, destacou a relevância do debate diante da preparação para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025.
“O tema proposto é instigante e provocador. Aprofundar as discussões sobre trabalho, meio ambiente e transição justa, no contexto de preparação da COP30, é, sem sombra de dúvidas, fundamental para que a classe trabalhadora tenha melhor compreensão sobre o assunto em debate. Também é necessário frente aos desafios e à oportunidade histórica que o Brasil terá com a realização da COP30. O encontro representa uma chance para que o país desempenhe um papel protagonista nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global”, afirmou Araújo.
Segundo ele, o momento é decisivo para que o país reforce a centralidade de um projeto nacional de desenvolvimento que considere sua inserção nas cadeias globais de valor. A expectativa é que a COP30 proponha um programa ambicioso de desenvolvimento sustentável, com ênfase em energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de aprofundar a participação do Brasil em processos multilaterais.
“O debate insere o movimento sindical na construção da COP30 em defesa da justiça climática, da economia verde e do desenvolvimento sustentável e solidário. A classe trabalhadora tem a tarefa de desempenhar seu papel na luta pela preservação do meio ambiente, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, no justo financiamento climático para países em desenvolvimento, nas tecnologias de energia renovável e em soluções de baixo carbono. Também se destaca a importância da preservação da biodiversidade, da vida, do campo, das águas e das florestas”, completou o presidente da CTB.
A Jornada Nacional de Debates segue ao longo das próximas semanas, promovendo reflexões sobre os caminhos para uma transição justa, que alinhe desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.