A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Distrito Federal (CTB-DF) protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Distrito Federal contra a criação de uma nova Diretoria e mais de 20 cargos em comissão no Metrô-DF. A medida, aprovada pelo Conselho de Administração da empresa (CONSAD) na reunião de 26 de fevereiro de 2025, é um verdadeiro cabide de empregos e um desrespeito aos cofres públicos.
Com um impacto estimado de R$ 500 mil mensais, a nova estrutura administrativa surge sem justificativa plausível, enquanto o Metrô-DF enfrenta sérios problemas operacionais, como a falta de trens e a deficiência no quadro de pessoal. A empresa não realiza concurso público desde 2013, e a escassez de funcionários nas bilheterias frequentemente resulta na abertura de cancelas, permitindo que passageiros acessem o sistema sem pagar passagem, gerando prejuízos.
Atualmente, das 32 composições do Metrô, apenas cerca de 22 estão em operação, o que impacta diretamente a mobilidade da população. Em vez de destinar recursos para a melhoria do serviço e para a contratação de trabalhadores por meio de concurso, a direção do Metrô-DF prefere inflar sua estrutura com indicações políticas.
Para a CTB-DF, a criação dessa nova Diretoria de Planejamento é um exemplo claro de uso da máquina pública para beneficiar aliados políticos em detrimento do interesse da população. “O Metrô-DF já funciona com as diretorias existentes. Criar mais uma é desperdiçar recursos que poderiam estar sendo investidos na melhoria do transporte e na contratação de trabalhadores”, afirmou um dirigente da Central.
A CTB-DF exige transparência e fiscalização rigorosa por parte dos órgãos de controle e cobra um posicionamento da sociedade contra essa medida absurda. A Central segue firme na defesa dos trabalhadores e do serviço público de qualidade, sem apadrinhamento político e desperdício do dinheiro do contribuinte.
Acompanhe nossas redes sociais e nosso site para mais informações sobre essa e outras lutas em defesa dos trabalhadores e de um transporte público digno no Distrito Federal!
6 Comentários
Metrô 🚇 sendo sucateado tanto na parte física estrutural como de mão de obra e os políticos procurando meios para rancar ainda mais dos orçamentos mínimos que estão direcionados para o sistema. É prioritário apenas para servir a população de qualquer jeito mas não é para manter um bom atendimento , com composições novas, menor tempo de espera, redução no número de falhas, metrô menos lotado, ar condicionado dentro das composições para dá uma qualidade de vida ao trabalhador. Em fim investir mais no transporte de massa ao invés de ficar fazendo viadutos ou enchendo o bolso dos donos de empresa de ônibus.
Metrô df e uma vergonha a bilheteria então vou de 2 há 3 vezes ao dia na 106 sul recarregar meu cartão. Sempre está fechado
Na minha opinião o metrô sempre foi um Transporte importante p o DF, mas pela informação q acabei de ler, é absurdo está sendo usado como cabide de emprego.
Colocar mais 20 funcionários p atender pedido de políticos qdo deveriam investir nos funcionários q estão na ativa, valoriza-los, colocar carros melhores e não sucatas circulando, comprar mais carros novos dando conforto maior e respeitando a população.
É verdade! O metrô do DF está um verdadeiro caos, ainda mais de manhã que vai parecendo uma lata de sardinha, isso quando não estraga no meio do caminho atrasando todo mundo.
Sou cliente do metrô DF a mais de dez anos, de sua inauguração para cá, a qualidade do serviço caiu demais enquanto o valor da passagem subiu com o passar dos anos. As temporadas quentes são terríveis no metrô DF, algumas pessoas até chegam a passar mal devido a alta temperatura, falta de espaço e circulação de ar adequada, a falta de um ar condicionado também é uma falta de respeito considerando a quantidade de passageiros e quantidade de dinheiro arrecadada pelo órgão.
Nenhuma novidade! Barraram a privatização não foi à toa e o Estado não consegue fazer os investimentos necessários para manutenção, melhorias e expansão.