A partir da próxima segunda-feira,os servidores efetivos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que não ocupam cargos de direção, chefia, assessoramento ou funções gratificadas, terão a oportunidade de reduzir a jornada de trabalho para 30 horas semanais. Esta mudança iniciará com as secretárias e secretários escolares, além dos funcionários administrativos, que passarão a cumprir turno único de seis horas diárias, das 7h às 19h, nos dias úteis.
A jornada reduzida será implementada de maneira gradual, com ajustes sendo feitos pelas respectivas secretarias, para garantir que todos os departamentos e gabinetes permaneçam atendendo a população durante o expediente. Caso haja a necessidade de ajustes para situações específicas, como plantões, essas mudanças serão informadas posteriormente por cada secretaria.
O Secretário de Recursos Humanos (SRH), Matheus Jacometti, comemorou a novidade como uma importante conquista para os trabalhadores municipais. “É mais uma conquista histórica para os trabalhadores da prefeitura, uma grande notícia. Vamos garantir o direito ao descanso devido, sem prejudicar o atendimento à população. A implementação dessa política será gradual, com o objetivo de alcançar 100% dos trabalhadores ainda no primeiro semestre”, destacou.
O cronograma de implementação da jornada de 30 horas continuará com novas etapas:
-
1º de maio: Trabalhadores das equipes operacionais, como motoristas, agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de posturas, funcionários da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (EMPAV) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB), além dos empregados da Secretaria de Obras, também terão redução na jornada, sem alteração salarial.
-
1º de junho: A jornada de 30 horas será estendida aos servidores e empregados da Secretaria de Saúde, incluindo os da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Secundária e outros setores da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Com essa medida, a Prefeitura de Juiz de Fora visa melhorar a qualidade de vida dos servidores, promovendo mais descanso sem comprometer a eficiência dos serviços prestados à população.v
Um comentário
Parabéns, Juis de Fora, se for bem implementada é fiscalizada vai ser um sucesso e exemplo para outras prefeituras .