Nesta quarta-feira, 02 de abril, aconteceu a plenária da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no segundo dia do 14º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG), evento que reúne importantes lideranças do movimento sindical.
A trajetória recente da CONTAG
Fotos: Cézar Carneiro
Em 2009, a CONTAG tomou a decisão de se desfiliar da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o que foi aprovado por uma maioria no 10º Congresso Nacional, realizado em Brasília. Após a desfiliação, o presidente eleito foi o cetebista Alberto Broch, que liderou a Confederação de 2009 a 2017. Em seguida, Aristides Veras assumiu a presidência, iniciando seu mandato em 2017, com término previsto para abril de 2025.
A eleição de Vânia Marques é vista como uma continuidade do trabalho de fortalecimento da unidade do movimento sindical, que, com a presença de mulheres e jovens na liderança, renova sua capacidade de enfrentar os desafios da classe trabalhadora.
A CTB segue seu caminho de crescimento e unidade
Fotos: Barack Fernandes.
Adilson Araújo, presidente da CTB, destacou que a eleição de Vânia Marques na CONTAG é um reflexo do trabalho contínuo da CTB, que segue crescendo e cumprindo seu papel como a central sindical que mais cresce no Brasil. A CTB continua a ser um pilar importante na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, sempre com foco nas pautas da agricultura familiar e na efetivação de uma reforma agrária justa e necessária.
Com a nova presidência da CONTAG, espera-se que o movimento sindical siga firme nas lutas, com a inclusão de novas lideranças que continuarão a fortalecer as bases do movimento em todo o país.