14º Congresso Nacional da CONTAG debate fortalecimento sindical e valorização da agricultura familiar

O 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR) teve início nesta terça-feira (1º) em Luziânia, Goiás, reunindo mais de 2 mil delegados de todo o Brasil e de outros países. Com o lema “Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada”, o evento marca a maior instância deliberativa do Sistema Confederativo, composto pelos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), Federações Estaduais (FETAGs) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) acompanha de perto o congresso, onde são discutidas a conjuntura nacional, o plano de lutas e estratégias para fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária.

Fala emocionante de Adilson Araújo na abertura do congresso

Discurso do Adilson Araújo no minuto 1:05:41 abaixo!

Na abertura do evento, o presidente da CTB, Adilson Araújo, fez um discurso marcante, relembrando a trajetória da CONTAG e destacando a importância do momento histórico que o movimento sindical está vivendo:

“A CONTAG pode escrever uma história, uma história que vai desde 1963 com o Lyndolpho Silva, que passeou a Luíso Carneiro, que chegou a Francisco Urbano, que trouxe essa grande liderança, Alberto Broch e depois Aristides, e que agora vai consagrar uma jovem que vem lá da minha terra, de Iraguara-BA, trabalhadora assentada de reforma agrária, líder, destemida e destacada. Com certeza, é a Margarida que chega, e chega para somar, para a gente fazer muito Grito da Terra, para a gente fazer muita Marcha das Margaridas, e para a gente colocar esse Brasil no caminho de uma nação desenvolvida, próspera e soberana, um Brasil mais humano e menos desigual. Sigamos juntos, como diria Paulo Freire: ‘A esperança é revolucionária’. Vamos todos abraçar a esperança!”

A fala de Adilson Araújo emocionou os presentes, trazendo um resgate da história da CONTAG e exaltando a importância da chegada de Vânia Marques à presidência da Confederação. Será a primeira vez que uma mulher assumirá esse posto, um marco para o movimento sindical rural.

“São mais de 2 mil delegados e delegadas de todo país que aqui estão para fazer um debate, discutir a organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e construir um importante plano de luta que será levado adiante nos próximos quatro anos pela nova direção. Esse momento é extremamente importante. No primeiro dia, a abertura política teve um ato marcante com muitas lideranças sindicais – é um momento histórico na organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e do movimento sindical brasileiro”, afirmou Sérgio de Miranda, Secretário de Finanças da CTB.

Unidade em defesa da agricultura familiar

Durante as falas de abertura, foi consenso entre os participantes a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar do Brasil e da construção coletiva de políticas públicas para fortalecer o setor. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, reforçou o papel estratégico do congresso:

“Este Congresso vem para analisar a realidade, organizar estratégias e definir os nossos passos pelos próximos quatro anos. Juntos vamos construir um documento com resoluções que fortaleçam a luta das mulheres, da juventude, da terceira idade e dos homens e mulheres do campo, da floresta e das águas. Aqui não vai faltar debate e luta.”

A secretária das Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, também destacou a responsabilidade do momento e a necessidade de avanços no movimento sindical:

“Estamos em um momento de grande responsabilidade. E eu tenho certeza que as contribuições destes três dias serão importantíssimas para que consigamos dar passos largos no sentido de fortalecer a nossa organização e o movimento sindical.”

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participou do evento e ressaltou o papel da democracia na consolidação das lutas do campo:

“A luta de todos vocês foi importante para garantir a democracia do nosso país. E é só com a democracia que nós podemos ter um Congresso tão lindo e grandioso como esse. Só com a democracia que nós vamos ter a Marcha das Margaridas andando e caminhando. Só com a democracia que nós poderemos garantir a igualdade entre homens e mulheres.”

Plenárias de Mulheres e Juventude

Antes da abertura oficial do 14º CNTTR, foram realizadas as Plenárias de Mulheres e de Juventude, momentos importantes para alinhar debates e ressaltar conquistas do movimento sindical rural. Durante a plenária das mulheres, foi aprovada a inclusão da moção de apoio à Campanha Vida Livre de Violência – O MSTTR em marcha contra o assédio, idealizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

O congresso segue nos próximos dias com discussões que definirão os rumos da agricultura familiar e do movimento sindical rural para os próximos anos.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também participou do evento e ressaltou o papel da democracia na consolidação das lutas do campo.

“A luta de todos vocês foi importante para garantir a democracia do nosso país. E é só com a democracia que nós podemos ter um Congresso tão lindo e grandioso como esse. Só com a democracia que nós vamos ter a Marcha das Margaridas andando e caminhando. Só com a democracia que nós poderemos garantir a igualdade entre homens e mulheres.”

Plenárias de Mulheres e Juventude

Antes da abertura oficial do 14º CNTTR, foram realizadas as Plenárias de Mulheres e de Juventude, momentos voltados para alinhar debates e ressaltar importantes conquistas. Durante a plenária das mulheres, foi aprovada a inclusão da moção de apoio à Campanha Vida Livre de Violência – O MSTTR em marcha contra o assédio, idealizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

O congresso segue nos próximos dias com discussões que definirão os rumos da agricultura familiar e do movimento sindical rural para os próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.