O Secretariado Executivo da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais da Construção (FLEMACON) repudia o covarde atentado sofrido pelo nosso companheiro Luis Villanueva Carbajal, secretário geral da Federação de Trabalhadores em Construção Civil do Peru (FTCCP), na madrugada do dia 18 de março de 2025.
Este lamentável evento reflete uma realidade que os trabalhadores da construção no Peru enfrentam diariamente: a crescente insegurança e o poder desmedido das máfias que buscam controlar as obras através da violência. Já são 26 os dirigentes sindicais da FTCCP que perderam a vida nas mãos dessas redes criminosas, inclusive um deles foi assassinado em frente à própria sede sindical.
A FTCCP não está sozinha, conta com o apoio da FLEMACON e suas bases na América Latina e no Caribe. Toda a solidariedade ao companheiro Luis Villanueva e sua família, a cada dirigente e a cada trabalhador que, apesar das ameaças, mantém-se firme na defesa de seus direitos. Exigimos que as autoridades do Peru ajam de maneira imediata e contundente para desarticular as bandas criminosas. Nem as balas nem as ameaças apagarão a voz do movimento sindical!
Brasil, 27 de março de 2025
LÚCIA COSTA MAIA
Presidente de Flemacon